Créd. Rômulo Juracy
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta “Cabelos Arrepiados”, o premiado espetáculo da Cia. Buia Teatro, de Manaus (AM). As apresentações ocorrem de quinta-feira a domingo entre os dias 18 e 21, e 25 e 28 de janeiro, de forma gratuita. Os ingressos serão distribuidos 1 hora antes do início da montagem.
A peça dirigia por Tércio Silva combina música e diálogos de forma leve e divertida, enquanto conta a história de seis crianças que tiveram seus sonhos roubados. Juntas e privadas de sono, elas terão que enfrentar os medos gerados pelos maus pensamentos, refletindo sobre a amizade, a união entre irmãos, o diálogo com os pais e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumo desenfreado.
O espetáculo aposta em uma abordagem única em que fantasia, imaginação, perigos, humor e soluções inusitadas se entrelaçam para proporcionar uma experiência mágica e bem-humorada.
“Cabelos Arrepiados” – Inspirações e ludicidade
A montagem já passou por seis estados brasileiros e vem conquistando cada vez mais reconhecimento com importantes indicações e prêmios. No ano passado recebeu três indicações pelo Centro Brasileiro de Teatro Para a Infância e Juventude (CBTIJ), por Melhor Iluminação, Formas Animadas e Trilha Sonora. Em 2022, foi vencedora nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Grupo de Teatro no 21º Prêmio Cenym.
A cenografia da peça é inspirada no universo da patafísica, a ciência das soluções imaginárias, do dramaturgo francês Alfred Jerry, com um palco giratório. Os artistas Diirr e Dante criaram um cenário com formas animadas que complementam e potencializam a atmosfera dos sonhos.
Os figurinos e maquiagem remetem à estética dos personagens da Monster High, inspirados pela estética cinematográfica e hipnotizante de Tim Burton. A iluminação é inspirada nos filmes com estética noir, das décadas de 40 e 50.