O prefeito Rafael Greca recebeu, na tarde desta terça-feira (7/11), a visita do Grande Mestre da Antiga e Mística Ordem Rosacruz, Hélio de Moraes e Marques. A visita teve o objetivo de anunciar a ampliação do Museu Egípcio, mantido pela instituição junto ao seu templo no bairro Bacacheri.
A partir de outubro de 2018, o local contará com um novo prédio e a coleção Tesouros de Tutancâmon. “Eles fizeram um intercâmbio com o Museu do Cairo para trazer a Curitiba mais exposições da tradição egípcia”, destacou Greca. “Até 2018 pretendem enriquecer o museu com essa coleção de réplicas referentes ao Faraó Menino, que reinou dos oito aos 18 anos”, completou.
O Museu Egípcio já conta com grande acervo de peças do país do Oriente Médio. A mais importante delas é a múmia original de uma dama egípcia chamada Tothmea, que fica em uma sala especialmente projetada. Apenas em julho deste ano o museu recebeu 10 mil visitantes.
Linhas do Conhecimento
Junto com professoras coordenadoras do programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação, o prefeito aproveitou para declarar a intenção de colocar o Museu Egípcio como rota para as crianças da Rede Municipal de Ensino.
“Vamos abrir o Museu para que as nossas crianças conheçam o Antigo Egito e essa belíssima tradição de tolerância religiosa que está em nossa cidade já há quase 60 anos”, anunciou.
Em Curitiba desde 1960, a Ordem Rosacruz escolheu a cidade em razão da situação geográfica da cidade com um posicionamento que favorece o culto ao divino, lembrou o prefeito. “A ligação com o Antigo Egito vem pelo fato de ter sido o faraó Akhenaton e a sua mulher, Nefertite, terem sido os primeiros na humanidade a cultuarem um deus único”, acrescentou Greca.
Presenças
A administradora regional Boa Vista, Janaína Lopes Gher, e a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, também participaram da reunião. O gerente administrativo da Ordem Rosacruz, Nelson Miguel Alves de Oliveira também esteve presente.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
Foto: Pedro Ribas