O estado do Paraná, que nesta quarta-feira registrou recordes de calor, se prepara para uma mudança drástica nas condições climáticas. Uma frente fria começa a avançar pela região a partir da tarde desta quinta-feira (24), segundo previsões do Sistema Meteorológico Simepar. A nova condição climática traz consigo a promessa de instabilidades e temporais em todas as regiões do estado.
Mudança Abrupta no clima
Samuel Braun, meteorologista do Simepar, forneceu detalhes sobre como essa frente fria deve atuar no Paraná. “A instabilidade aumenta no estado nesta quinta-feira, com a aproximação de uma frente fria. Isso favorece o surgimento de áreas de instabilidade, especialmente no período da tarde,” explicou Braun. As chuvas devem começar ainda hoje, trazendo tempestades que se estendem do Oeste ao Litoral paranaense, impactando também a capital, Curitiba, e sua Região Metropolitana. O meteorologista também alerta para a continuidade das chuvas durante a madrugada de sexta-feira.
Previsão para os próximos dias
A previsão climática para os próximos dias no Paraná sugere uma sensível queda nas temperaturas, principalmente na capital. A partir de sexta-feira e estendendo-se até a próxima terça-feira, as máximas previstas para Curitiba não devem ultrapassar os 13°C. O cenário será complementado por muita nebulosidade e chances contínuas de chuva.
Segundo informações do Simepar, o estado só deve começar a esquentar novamente em cerca de 10 dias. Até lá, os residentes devem se preparar para um período de frio intenso e possíveis temporais.
Recomendações
Em função do cenário previsto, as autoridades locais recomendam que a população tome precauções, como evitar sair de casa durante as tempestades e garantir que materiais de emergência, como alimentos não perecíveis e água, estejam disponíveis.
As mudanças climáticas abruptas também levantam preocupações sobre possíveis impactos em setores como a agricultura e o turismo. Portanto, fica o alerta para que os cidadãos e as instituições estejam preparados para enfrentar essas variações climáticas extremas.