fbpx Muda de número 30 mil, de ipê branco, é plantada na Avenida João Gualberto | XV Curitiba
Conecte-se conosco

Curitibanices

Muda de número 30 mil, de ipê branco, é plantada na Avenida João Gualberto

Publicado

em

A árvore de número 30 mil do projeto 100 mil árvores para Curitiba foi plantada na manhã desta quinta-feira (12/12), na avenida João Gualberto, em frente à Capela Nossa Senhora da Glória, no Alto da Glória.

Participaram do plantio de uma muda de ipê branco o prefeito Rafael Greca, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias e a engenheira de alimentos Cláudia Helena Degaspari, vizinha do local e moradora de Curitiba há 35 anos.

“Escolhi plantar essa árvore em frente à capela para oferecer a Nossa Senhora da Glória o pedido de proteção para a natureza, para os rios e para a gente que vive em Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca, bastante emocionado.

Greca parabenizou a engenheira, que solicitou participar do plantio via Central 156, “por que sonhava em ver a avenida mais colorida”. “Essa rua cinzenta vai ganhar um corredor colorido de amarelo, branco e roxo”, reforçou o prefeito.

Para a secretária Marilza, o grande sucesso do desafio do plantio das 100 mil árvores em um ano na cidade é comprovado pela adesão e pela participação das pessoas.

“Estamos com agendas de plantios comunitários, de escolas, empresas e de toda a população em toda a cidade”, comemorou Marilza. O período do projeto começou em setembro de 2019 e vai até setembro de 2020. Em 40 dias, 20 mil mudas já haviam sido plantadas.

Esforço recompensado

Cláudia ficou intrigada, ainda em setembro, quando percebeu a abertura dos berços na Avenida João Gualberto. “Vi as distâncias entre os buracos, imaginei que haveria algum plantio programado e fiquei bastante animada com a possibilidade”, contou.

Entre o contato com a Central 156 para pedir para fazer o plantio de uma das árvores no local até conseguir falar com o Departamento de Produção Vegetal, ela perdeu o protocolo do atendimento e fez uma viagem.

“Imaginei que voltaria e já teriam plantado as árvores, mas vi que os berços ainda estavam lá e fui atrás das informações. Agora estou aqui, com o prefeito, plantando a árvore de número 30 mil desse projeto lindo”, comemorou ao lado do marido João Augusto Salla.

Cláudia acredita que por meio de iniciativas como esta, do prefeito Rafael Greca, as pessoas se sensibilizam mais para a importância e função das árvores para os centros urbanos.

Dois curitibinhas que passavam pela rua – Rafael e João Pedro – já foram impactados e ajudaram na colocação da terra e rega da muda de ipê.

Corredor verde

“No total, serão 1,5 mil mudas de ipês das três cores ao longo das avenidas João Gualberto e Paraná”, informou o diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Em cerca de dois anos, os ipês brancos devem começar a floração. “Já os amarelos e roxos podem aparecer coloridos já no ano que vem”, completou.

Quem mal pode esperar pela floração é o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto da Barreirinha, que produz as mudas da cidade, Roberto Salgueiro.

“Para mim também é um sonho realizado ver esse corredor verde se formando, 40 anos depois que fiz o plantio em volta da canaleta de ônibus da Rua Padre Anchieta”, lembrou.

Os cerca de 270 berços já abertos começaram a receber os plantios. “Novos berções serão abertos na sequência. Foram seis meses para poder fazer os cortes nas calçadas e camadas de asfalto para garantir o plantio e a saúde das árvores”, reforçou o engenheiro civil do Departamento, Murilo Fiorucci.

Ainda devem ter corredores semelhantes as avenidas Sete de Setembro, República Argentina e Winston Churchill.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy