Movimentação deve crescer 11% no Aeroporto Internacional Afonso Pena durante Natal e Réveillon

4 Min de leitura
Aeroporto Internacional Afonso Pena - Curitiba - PR Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Segundo a Motiva, que administra o terminal, a expectativa é de que mais de 265 mil passageiros embarquem e desembarquem no aeroporto neste período

Com a chegada das festas natalinas e do Réveillon, o Aeroporto Internacional Afonso Pena se prepara para um aumento significativo na demanda por viagens aéreas. Do dia 20 de dezembro de 2025 ao dia 5 de janeiro de 2026, são aguardados cerca de 265.248 passageiros, cerca de 11% a mais do que no mesmo período de final de 2024 e início de 2025, segundo estimativas da Motiva, concessionária responsável pela gestão do terminal.
Nesse período, estão previstas 2.190 operações de pousos e decolagens, abrangendo voos nacionais, internacionais e também as novas rotas sazonais para o Nordeste, reforçando a importância do Afonso Pena como um dos principais hubs aéreos do Sul do Brasil. A tendência de alta no fluxo de passageiros é confirmada pelos dados de movimentação divulgados ao longo de 2025, que mostram crescimento contínuo nos números de embarques e desembarques no terminal.

Para assegurar qualidade no atendimento e máxima eficiência durante esse período de pico, a administração do aeroporto toma medidas operacionais reforçadas. Entre as ações estão o aumento da equipe de apoio ao passageiro, ampliação do contingente operacional no solo e intensificação dos serviços de limpeza e higienização em todas as áreas do terminal, com atenção especial aos banheiros, saguões e pontos de grande circulação. Práticas que têm sido adotadas também em períodos anteriores de alta demanda em 2025.

Eden Pisani Junior, gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, ressalta a prioridade dada à segurança e ao conforto dos viajantes: “Estamos prontos para atender ao aumento no movimento com toda a estrutura e capacidade operacional que o Afonso Pena oferece. Reforçamos nossas equipes, ampliamos os protocolos de atendimento e intensificamos a limpeza de todos os ambientes para garantir que cada passageiro tenha uma experiência segura, confortável e eficiente em todas as etapas da sua viagem”, afirmou o gestor.

Atualmente, o terminal oferece aos paranaenses conexão direta com mais de 22 destinos em sete estados brasileiros e seis países da América Latina, sendo também a principal porta de entrada de visitantes de todo o país e do exterior no Paraná.

Sobre o Aeroporto Internacional Afonso Pena: Fundado em 1944, está localizado em São José dos Pinhais (PR). Atende Curitiba e Região Metropolitana com voos nacionais e internacionais. Reconhecido pela excelência em serviços e infraestrutura, figura entre os melhores do Brasil em satisfação do passageiro. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.

Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.

Compartilhe o artigo