Na manhã desta sexta-feira (25) mais uma carreata foi realizada no estado do Paraná, desta vez em Curitiba, contamos com motoristas de vans de transporte escolar, de passageiros, de frete e de turismo. O objetivo é apoiar à greve dos caminhoneiros por todo Brasil.
O ponto de partida foi ao lado do Museu Oscar Niemayer, às 8h, percorrendo alguns bairros da região em direção ao Parque Barigui. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Operadores de Transporte Escolar em Curitiba (Sindotec) e contou com o apoio de outras entidades do setor.
Segundo informações do presidente da Associação das Empresas de Vans do Estado do Paraná (Associvans-PR), Mestre China (como é conhecido), mais de cinco mil empresários do setor, que atuam no Paraná, aderiram à greve e estão se mobilizando em diversas cidades do estado em apoio aos caminhoneiros. “Uma luta que é de todos nós brasileiros contra os altos preços dos combustíveis, contra vários impostos para podermos trabalhar, com o objetivo também de combater a corrupção.”
Ele alerta ainda que se o governo não atender as solicitações dos caminhoneiros, haverá uma paralisação geral do setor de transporte de passageiros marcada para dia 06 de junho de 2018 em todo Brasil. “Grande parte dos trabalhadores do transporte de passageiros é oriundo do transporte de carga em rodovias, então temos que estar unidos. O momento é de fazer algo, não podemos nos acomodar.”
Portanto, segundo ele, a classe está unida na luta dos caminhoneiros e permanecerá em greve até que a situação seja resolvida. “Em Curitiba somos mais de 800 permissionários somente do transporte escolar. Só vamos fazer o transporte se não houver retaliações pelas entidades que nos fiscalizam e também se não houver transtornos junto com os nossos colegas de transporte de rodovias.”
Foto: Paula Bastos