Na madrugada desta sexta-feira (2), um incidente na Praça do Japão, em Curitiba, chamou a atenção das autoridades e dos moradores. Uma motorista de 23 anos invadiu o local com seu carro, colidindo contra uma árvore e um banco. Embora não tenha sofrido ferimentos, ela foi presa pela Polícia Militar, que identificou sinais de embriaguez.
Ao ser abordada, a condutora se recusou a realizar o teste do etilômetro, sendo então encaminhada à Delegacia de Delitos de Trânsito da Polícia Civil. No local, foi autuada por dirigir sob efeito de álcool. A motorista pagou uma fiança de R$ 1,5 mil e foi liberada após o registro do flagrante.
A legislação brasileira é rigorosa com casos de embriaguez ao volante. Condutores nessa situação podem enfrentar multas de R$ 2,9 mil, perder sete pontos na carteira de habilitação, ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses e ainda ter o veículo recolhido.
Os dados do Detran Paraná revelam a gravidade do problema. No ano passado, foram registradas 3.117 infrações por dirigir sob influência de álcool, o que corresponde a 11,4% dos casos que resultaram na suspensão imediata da habilitação. Essa infração é a segunda mais comum no estado, ficando atrás apenas do excesso de velocidade, que gerou 17.306 ocorrências, equivalendo a 63% das infrações.