Depois de levar ações literárias, contações de histórias e bate-papos especiais com escritores paranaenses, a terceira edição da Mostra Literatura Paraná promove um dia repleto de atividades no CIC – Cidade Industrial de Curitiba.
Neste sábado (26), a mostra promove oficinas de contação de histórias gratuitas com a atriz, produtora, professora de teatro e contadora de histórias, Michelle Borgo.
As oficinas, que são voltadas aos moradores da comunidade, ocorrem na Associação de Moradores da Nova Tiradentes, das 9h às 12h, e na Casa do Esporte da Dona Cida, das 14h às 17h.
A data ainda contará com um painel especial dedicado à arte do Graffiti, uma forma de expressão visual que tem raízes em culturas urbanas, envolvendo a criação de imagens ou palavras associadas a movimentos de identidade cultural e protesto social. No caso da Mostra, a arte a ser desenvolvida remete à literatura, com signos e símbolos que incentivem a leitura dentro da comunidade.
O painel de Graffiti ocorre das 9h às 17h, na Associação de Moradores da Nova Tiradentes, articulado pelo artista Gustas, cujos trabalhos expressam as peculiaridades e comportamentos do ser humano, revelando cenas e personagens únicos, apresentando uma descontração da forma humana como a conhecemos, para reconstruí-las a partir da lente das emoções, sensações e identidade de seus personagens.
“A Mostra Literatura Paraná levou um pouco da arte literária para a periferia de Curitiba. Queremos que esse incentivo seja constante durante todo o ano, por isso procuramos enfatizar o prazer da leitura por meio de diversas formas, seja pela contação de histórias, pelo graffiti, pela doação de livros, entre outros”, comenta Kenni Rogers, idealizador da Mostra Literatura Paraná.
O sábado (26), ainda será marcado pela doação de livros à Associação de Moradores da Nova Tiradentes e à Casa de Esportes Dona Cida, com o apoio da Freguesia do Livro, com obras de autores paranaenses, que ficarão disponíveis durante todo o ano para a comunidade.
A terceira edição da Mostra Literatura Paraná é uma realização da KR Produções, com incentivo do EBANX e apoio da Biblioteca Pública do Paraná. O projeto é realizado por meio da Lei Municipal Complementar 27/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.