O Paraná e a política brasileira perderam nesta quarta-feira (14) uma de suas figuras mais emblemáticas. Nivaldo Krüguer, empresário, historiador, e uma presença marcante na esfera política como ex-deputado estadual e federal, além de ex-senador pelo Paraná, faleceu em Guarapuava, cidade na região central do estado que muito beneficiou de sua dedicação e trabalho.
Nivaldo não era apenas um político de renome; ele também se destacou como pecuarista e foi profundamente envolvido na história local, assumindo cargos importantes na vida pública de Guarapuava, onde foi vereador e prefeito, além de ser o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial do município. Nascido em Santa Catarina, Nivaldo mudou-se ainda na adolescência para o Paraná, acompanhado pela família, adotando este estado como sua casa.
A sua carreira política teve início em 1958, com sua eleição como vereador em Guarapuava, seguido por três mandatos como prefeito da cidade – o primeiro em 1964, o segundo em 1973 e o terceiro em 1983. Nivaldo também desempenhou um papel significativo no cenário político estadual e federal, servindo como deputado estadual e líder da bancada do MDB em 1969, deputado federal em 1979, onde presidiu a Comissão de Agricultura da Câmara, e posteriormente como senador em 2003.
O vice-prefeito de Guarapuava, Samuel Ribas, expressou seu pesar pela perda, destacando a importância de Nivaldo Krüguer como “uma figura notável” e um “filho ilustre dessa terra, por adoção”, cujo legado de trabalho e realizações permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o prazer de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.
Ainda que os detalhes sobre o velório não tenham sido divulgados, a comunidade de Guarapuava e todo o estado do Paraná estão de luto por essa grande perda, refletindo sobre o impacto de Nivaldo Krüguer não apenas na política, mas na vida das pessoas que tiveram suas vidas tocadas por sua dedicação e trabalho incansável.