As obras de revitalização da Travessa Nestor de Castro, conhecida como Rua da Memória, no Centro de Curitiba, receberam apoio expressivo da população nas redes sociais. A intervenção, que integra o programa Curitiba de Volta ao Centro, começou nesta segunda-feira (20) com a demolição de imóveis entre as ruas Barão do Serro Azul e Rosário, onde serão instaladas novas estruturas urbanas e áreas de convivência.
Nos comentários das publicações sobre o início das obras, muitos moradores celebraram a transformação do local, que por anos foi apontado como um dos principais pontos de tráfico e insegurança na região central. “Em dois anos todo mundo vai estar feliz, frequentando o local com mais segurança e iluminação, sem pisar em sujeira”, escreveu uma moradora. Outro usuário destacou: “Parabéns à Prefeitura de Curitiba. Enquanto uns reclamam, outros fazem. Vai ficar um espetáculo e ainda vai ajudar na segurança.”
Entre as mensagens mais curtidas, há também quem veja o projeto como um marco de mudança para o Centro Histórico. “Um monte de imóvel caindo aos pedaços e sem relevância arquitetônica. Tinham que fazer isso para revitalizar todo o centro”, comentou um morador. Outro internauta completou: “A boca de fumo acabou, graças a Deus.”
O trecho em obras foi alvo de diversas operações policiais nos últimos anos, com prisões ligadas ao tráfico de drogas e a ocorrências de violência. Com a demolição de edificações degradadas e a criação de novos espaços públicos, a expectativa dos moradores é de que o local volte a ser um ponto de convivência segura.
De acordo com a Prefeitura, cinco imóveis foram desapropriados após decreto de utilidade pública em 2022. A requalificação da Travessa Nestor de Castro pretende integrar o Memorial de Curitiba à Casa da Memória, formando um corredor cultural com calçadas renovadas, ciclovias e fachadas digitais, unindo história e tecnologia.
Ver essa foto no Instagram






