Uma das tendências mundiais, em todas as áreas da sociedade, é o minimalismo. Na moda, alimentação, saúde, arquitetura, design, na vida mesmo. É a ideia de viver com menos, produzir mais produtos caseiros em detrimento dos industrializados, focar no DIY (Do It Yourself – faça você mesmo), comprar em menor quantidade ao invés do consumo exacerbado, e não só de roupas. As tendências são estudadas pelo Coolhunting, área que percebe os formadores de opinião e tenta entender o que se passa no mundo e como isso vai refletir na nossa vida e no mercado.
Na moda, o minimalismo afeta de várias formas. Primeiro, no modo de produção, assunto que já falamos aqui. Ele também incentiva um consumo consciente, em menor escala e bem mais focado nos próprios gostos. O minimalismo também influencia o que temos nas vitrines. E temos visto muito isso acontecer. Cores como preto, branco, cinza e as primárias (amarelo, vermelho e azul), cortes retos, tecidos como o couro, jeans, algodão e estampas geométricas são algumas das características que podem facilmente ser apontadas. Trata-se de qualidade, conforto, casualidade e, ao mesmo tempo, até elegância, já que existem poucas informações e cores em destaque. É uma ótima ideia adquirir algumas facetas do minimalismo no seu guarda-roupa, visto que ele pode ser usado de acordo com o próprio conceito ou servir de base para opções mais ousadas. Ou seja, fica lindo um look minimalista, mas ele também pode ser o ponto de partida para aqueles dias que você se sente mais criativa e ousada mas não sabe como começar.
O fato é que o minimalismo certamente veio em oposição a uma sociedade consumista, pouco sustentável e, infelizmente, que se encontra saindo (assim esperamos!) de uma crise econômica. Foi percebido que não precisamos de tanto para vivermos com qualidade e esse novo hábito de vida – iniciado, talvez, de forma forçada – pode ser desenvolvido – por livre e espontânea vontade – e tem inúmeros pontos positivos. Realmente, escolhas mais eco friendly, menor consumo e a compra de produtores locais ativaram em nós um desejo pelo simples e, particularmente, espero que isso não seja apenas uma tendência, mas um novo estilo de vida. O planeta agradece!