Ministério da saúde anuncia 4ª dose contra Covid-19 para imunossuprimidos

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O Governo Federal irá liberar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para o público de imunossuprimidos maiores de 18 anos. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (20) na Nota Técnica nº 65, disponível no site do órgão federal. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão foi tomada com base na “tendência de redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo”.

Os imunossuprimidos poderão tomar a quarta dose quatro meses depois de ter tomado a terceira dose. 

Segundo a nota técnica, são enquadrados como imunocomprometidos:

Pessoas com imunodeficiência primária grave;
Pessoas que realizaram quimioterapia para câncer;
Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas;
Pessoas vivendo com HIV/AIDS;
Pessoas que fazem uso de corticoides em doses iguais ou maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias;
Pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune;
Pessoas com doenças autoinflamatórias ou intestinais inflamatórias;
Pacientes em hemodiálise; e
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Compartilhe o artigo