Miltes Bar: inovação sustentável na gastronomia curitibana

XV Curitiba
4 Min de leitura
Miltes Bar combina os conceitos de uma sanduicheria e um bar. Foto: Miltes Bar.

O Dia da Gastronomia Sustentável, celebrado mundialmente em 18 de junho, destaca a diversidade cultural por meio da culinária e a importância da sustentabilidade na produção de alimentos. Nesse contexto, o Miltes Bar emerge como uma opção na cena gastronômica de Curitiba, trazendo consigo o compromisso com a qualidade e a responsabilidade ambiental.

 

Localizado no bairro Mercês, o Miltes Bar proporciona aos clientes uma experiência culinária única e busca oferecer o melhor da gastronomia contemporânea, enfatizando a importância dos produtores locais e garantindo ingredientes de alta qualidade em seu cardápio diversificado. Rafael Vetter, sócio do empreendimento, destaca: “Valorizamos a autenticidade dos ingredientes locais e o cuidado com o meio ambiente, proporcionando uma experiência gastronômica consciente e saborosa”.

 

Um dos fornecedores locais é Bruno Bauer, proprietário da Chácara Maria Emília, localizada em Ponta Grossa-PR, cerca de 144 km da capital. Bauer ressalta a significância do apoio aos pequenos produtores na indústria alimentícia. “O compromisso demonstrado por este estabelecimento, assim como por outros bares e restaurantes, em prestigiar os produtores locais ressalta a importância desse setor na cadeia alimentar”, comenta.

 

Além de promover o consumo consciente e impulsionar a economia local, a vantagem de adquirir produtos diretamente de um produtor local se estende aos clientes, conforme destaca Bauer. “O diferencial ao adquirir produtos diretamente de um produtor local reside nos produtos frescos e de qualidade que estes apresentam”, enfatiza.

 

Entre os alimentos fornecidos pela Chácara Emília estão rabanete preto, tomate preto, rúculas selváticas, tomatinhos coloridos, além de outros produtos mais exóticos. “Essa variedade de ingredientes frescos e de qualidade provenientes da Chácara Maria Emília é destaque na preparação de saladas e pratos frescos no Miltes Bar, promovendo uma experiência gastronômica única e valorizando a produção regional”, comenta Vetter.

 

A curadoria de produtores locais se reflete diretamente na qualidade das carnes, um dos principais destaques do cardápio, especialmente pelo modo de preparo. Felipe Garbelini De Ferrante, proprietário do ASSA e fornecedor do Miltes Bar, explica que “o pastrami é uma técnica desenvolvida para conservar carnes, fazendo com que a carne dure mais tempo. Esse processo confere características específicas ao sabor da carne.”

O processo artesanal utilizado garante um sabor diferenciado. Cada etapa, desde a seleção rigorosa dos cortes até o tempero e a cura, é realizada com atenção minuciosa aos detalhes. Isso assegura que o produto final tenha um sabor único e inigualável, refletindo a dedicação e o cuidado empregados em sua preparação.

 

“No Miltes Bar, o compromisso com a qualidade e a autenticidade dos ingredientes resulta em pratos que destacam o melhor da produção local”, reitera Rafael Vetter.

 

Com uma proposta gastronômica que une qualidade, sustentabilidade e valorização dos produtores locais, o Miltes Bar representa um novo marco na cena gastronômica de Curitiba, proporcionando aos clientes uma experiência que vai além do sabor, valorizando também a procedência e o cuidado com o meio ambiente.

 

O Miltes Bar funciona na Rua Visconde do Rio Branco (nº 174), nas terças, quartas, quintas, das 17h às 23h; nas sextas, das 17h à 00h; aos sábados, das 12 à 0h; e aos domingos, das 12h às 23h. Para mais informações sobre o bar, acesse o perfil oficial no Instagram: @miltes.cwb.

Compartilhe o artigo
Follow:
Um site feito por quem ama e vive Curitiba diariamente. Conteúdo de qualidade, com o foco em política nacional, gastronomia, eventos e shows da Capital do Paraná.