O Cine Passeio recebeu na noite desta quinta-feira (31/10) um dos maiores cineastas de todos os tempos, Francis Ford Coppola. O diretor conhecido mundialmente por clássicos como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, fez uma aparição especial no cinema de rua da Prefeitura de Curitiba especialmente para a estreia nacional do seu novo filme, Megalópolis, produção inspirada no planejamento urbano da cidade e no ex-prefeito da capital paranaense, Jaime Lerner (1937-2021).
Coppola foi recebido na entrada por uma multidão de fãs, e dentro do Cine Passeio, fez uma breve fala nas duas salas, Ritz e Luz.
“As emoções não estão no filme, as emoções estão em vocês. É um filme para assistir pela porta certa”, destacou o diretor. Na saída ele assinou um cartaz de Megalópolis para o Cine Passeio, que será exposto para o público.
Para marcar a passagem do diretor pelo espaço da Fundação Cultural de Curitiba, o prefeito Rafael Greca mandou instalar uma placa ao lado da bilheteria do Cine Passeio, único cinema do país em que Coppola esteve presente na estreia de Megalópolis.
A placa tem os seguintes dizeres: “O mestre do cinema mundial, Francis Ford Coppola, visitou este Cine Passeio, templo da Sétima Arte, no dia do lançamento nacional do seu filme Megalópolis. Curitiba, 31 de outubro de 2024”.
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cistina de Castro, e o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior acompanharam a visita.
“É uma grande emoção para Curitiba e para o Cine Passeio, um cinema público, receber um dos maiores cineastas de todos os tempos. Isso só reforça a qualidade dos serviços prestados pela Cultura à cidade. É um dia muito especial, para ficar na memória de todos”, destacou Ana Cristina.
A presidente da FCC entregou uma lembrança da cidade ao diretor de Megalópolis, uma réplica da escultura Marumbi, do artista paranaense, João Turin (1878 – 1949).
Na estreia, o Cine Passeio exibiu quatro sessões especiais e ficou aberto até a madrugada.
Inspirado em Curitiba
Megalópolis, que também está em cartaz na Sala Guarani, no Portão Cultural. A história explora o embate entre um prefeito de uma metrópole fictícia chamada Nova Roma e um arquiteto idealista que sonha com um futuro utópico para a cidade.
Giancarlo Esposito e Adam Driver estão nos papéis principais, dando vida aos protagonistas inspirados pela amizade de Coppola com Jaime Lerner, ex-governador e ex-prefeito de Curitiba, cuja visão urbanística aplicadas na capital paranaense influenciou o filme.
O diretor que veio ao Brasil para lançar seu filme confirmou durante uma entrevista coletiva, em São Paulo, nesta semana, que o arquiteto protagonista é inspirado diretamente no ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner de quem ficou amigo quando visitou a capital paranaense cerca de 21 anos atrás.
A diretora de arte Rosane Melink que estava na sala Ritz descreveu a visita de Coppola como uma experiência surreal. “Parecia que eu estava em outro planeta, foi indescritível a emoção”. Ela e um grupo de amigos presentearam o diretor com cartões-postais de Curitiba dos anos 1970, com imagens de ícones da cidade, como o biarticulado e a estação-tubo.
Rosane destaca que a presença de Coppola em Curitiba e no Cine Passeio só aumenta o orgulho que ela tem da cidade. “É muito significativo para Curitiba a presença dele, isso só aumenta o orgulho de viver aqui e de saber que todos os investimentos públicos feitos na cidade e em espaços como este Cine Passeio são tão relevantes. A cidade nunca mais vai esquecer desse momento”, disse.
Antes de sua chegada ao Cine Passeio, Coppola foi condecorado com a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana, em reconhecimento à sua contribuição cultural mundial.