O Mercado Municipal de Curitiba recebeu, nesta quarta-feira (2/12), uma rodada de negócios entre produtores rurais da Região Metropolitana de Curitiba e os comerciantes que trabalham no Mercado. O evento é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), criado pela gestão do prefeito Rafael Greca em 2017. O programa é resultado do esforço de diversas instituições pela valorização da agricultura familiar regional junto ao mercado consumidor curitibano, apostando no padrão superior de identidade e na qualidade ofertada pelos produtores.
Produtos como frutas cristalizadas, bolachas, doces, geléias, queijos e embutidos foram expostos em mesas, todas afastadas e respeitando os protocolos de prevenção à covid-19, para que os lojistas pudessem conferir e negociar com representantes dos produtores.
“Esses produtos artesanais envolvem muito afeto e amor. O valor agregado não é apenas dinheiro, mas o sentimento de toda uma família envolvida nesse processo”, conta a representante dos agricultores da região de Campo Mourão, Solange Santos, de 54 anos.
O encontro desta quarta-feira faz parte do conjunto de ações prévias para a Feira Agrifamiliar, que aconteceria neste mês mas foi adiada para o fim de março de 2021. O comerciante da Mercearia Conversic, revenda de produtos Doce Fado, Renato da Siqueira, 59 anos, destacou a importância deste encontro em um local como o Mercado Municipal. “O Mercado é esse elo que reflete a parceria entre os produtores e lojistas”, afirma.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi, destaca o papel da Prefeitura neste processo. “Nossa idéia é criar um ponto de relacionamento entre o agricultor familiar da Região Metropolitana e também de todo o estado junto ao consumidor de Curitiba. Assim o Mercado Municipal e nossas feiras livres passam a ser espaços promotores de tendência da cultura alimentar do Paraná”, finaliza.