Depois de passar oito meses desempregado, Valmir José Tobias, 60 anos, vai voltar ao mercado de trabalho. Motorista autônomo, ele passou na seleção do megamutirão de empregos promovido pelo Grupo Muffato e a Prefeitura de Curitiba, nesta quarta-feira (26/6). A ação de empregabilidade, que vai até as 16h e oferta mais de 600 vagas com contratação imediata, atraiu centenas de trabalhadores na quadra de esportes da Rua da Cidadania Pinheirinho.
“Estou muito feliz porque amanhã já irei à loja para levar minha documentação”, contou Tobias, depois de passar pela entrevista de emprego. Apesar da experiência como motorista, ele disse que foi ao mutirão disposto a trabalhar em qualquer função. “O importante é voltar a trabalhar e ter salário”, disse.
Para agilizar o processo de contratação, o Muffato levou ao mutirão vários colaboradores da área de recursos humanos, que fizeram a pré-seleção dos candidatos, e também gerentes, responsáveis pela segunda fase do processo seletivo e encaminhamento para as lojas. Atualmente, o Grupo Muffato conta com 30 lojas em Curitiba e Região Metropolitana e até o fim do ano deve inaugurar mais duas, uma na capital e outra em São José dos Pinhais.
Além de se candidatarem para as vagas, os trabalhadores que foram ao mutirão puderam receber orientação profissional e também sobre como fazer o currículo de uma equipe da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), parceira da Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela política do trabalho e emprego em Curitiba.
Público 50+
A supervisora regional de RH do Grupo Muffato, Alessandra Nicoletti Debiasio, ressaltou que as mais de 600 vagas ofertadas são para todos os públicos, mas que o foco da empresa são as pessoas a partir de 50 anos. “Nossa experiência nas lojas nos mostra que as pessoas 50+ têm mais resiliência, empatia com os clientes e assiduidade, o que contribui para o equilíbrio das equipes”, disse.
O mutirão contou ainda com o supervisor regional Sul do Grupo Muffato, Luiz Carlos Ferreira, que deu boas-vindas aos trabalhadores e também trabalhou na seleção dos candidatos, e do administrador regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron.
A possibilidade de voltar ao mercado de trabalho, depois de 14 anos aposentado, também levou Pedro Yoshio Matsuda, 73 anos, ao mutirão. Nascido em Arapongas e morando em Curitiba desde 2006, ele contou que já trabalhou como corretor de imóveis, vendedor de seguros e foi industrial, mas quer voltar a trabalhar em qualquer função. “A aposentadoria é pequena, com um novo emprego aumento a renda e ainda tenho uma ocupação”, explicou.
O diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, explica que a parceria com empresas é uma das estratégias da município para aumentar a empregabilidade.
Nessas iniciativas, a Prefeitura cede espaços públicos para a realização das entrevistas. “Dessa forma, facilitamos o acesso dos trabalhadores às vagas de emprego, além de ajudar os empresários a encontrar mão de obra qualificada,” afirma Rodrigues.
Vagas e documentação
A maioria das vagas ofertadas no mutirão é para as funções de operador de caixa, repositor, açougueiro, padeiro, ajudante de padeiro, atendente de padaria, auxiliar de cozinha, balconista, fiscal de loja, orientador de tráfego para estacionamento, auxiliar de almoxarifado, zelador, auxiliar de limpeza e empacotador.
Para essas funções os candidatos podem ter a partir do ensino fundamental incompleto e não precisa ter experiência.
Os interessados devem comparecer ao local do processo seletivo levando documentos pessoais, como RG, CPF e a carteira de trabalho, que pode ser física ou digital. Não é obrigatório apresentar currículo.