Massa de ar frio muda o tempo no Paraná e provoca queda de até 5 °C nas temperaturas.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A atuação de uma massa de ar frio sobre o Paraná provocou a emissão de um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Leste do Estado. A previsão aponta queda nas temperaturas no Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais, com redução que pode chegar a até 5 °C em relação às médias registradas nos últimos dias.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mudança no tempo está associada à entrada desse sistema mais frio e seco, que favorece máximas mais amenas e reduz a intensidade das instabilidades. Com isso, a tendência é de diminuição na frequência e na força das chuvas em grande parte do território paranaense.

Em Curitiba, a segunda-feira deve registrar temperatura máxima em torno de 24 °C. Já na terça-feira, os termômetros não devem passar dos 20 °C, mantendo um padrão mais ameno até a quinta-feira. A partir de sexta-feira, a previsão indica elevação gradual das temperaturas.

No Litoral, além da queda térmica, o Inmet mantém alerta laranja para ventos costeiros nesta segunda-feira. As rajadas já chegaram a cerca de 50 km/h em Paranaguá e a 44 km/h em Matinhos, com potencial para movimentar dunas de areia e causar impactos em estruturas próximas à orla.

Apesar da maior presença de nuvens em alguns momentos, o tempo tende a permanecer firme na maior parte do Estado devido ao ar mais seco. A possibilidade de chuva ao longo do dia se concentra principalmente no Norte do Paraná, em municípios como Ivaiporã, Maringá e Londrina, onde segue em vigor um alerta de tempestades com perigo potencial.

A orientação dos órgãos de meteorologia é para que a população acompanhe as atualizações dos avisos e fique atenta às mudanças nas condições do tempo, especialmente nas áreas sob alerta para ventos intensos e temporais isolados.

Compartilhe o artigo