Eleições ocorrem no dia 22 de novembro e envolvem cerca de 90 mil profissionais
Advogados de todo o estado se reuniram na noite desta terça-feira (22), em Curitiba, para o lançamento oficial da chapa OAB Democrática, que concorre nas eleições da OAB/PR e é liderada pelo advogado Marlus Arns. O pleito ocorre no próximo dia 22 de novembro e envolve cerca de 90 mil profissionais inscritos na entidade.
O grupo busca mudanças significativas na gestão da OAB/PR, rompendo com o perfil que permanece no poder há quase cinco décadas, e oferecendo uma alternativa mais transparente, democrática e verdadeiramente comprometida com os interesses da advocacia.
Durante o evento, Arns destacou a energia contagiante do movimento e o sentimento de vitória que permeia a campanha. “Essa energia contagiante nos traz uma alegria enorme, uma energia de vitória desde o momento que eu cheguei aqui e que já fervia de gente. É inaceitável e não é democrático que um mesmo grupo esteja à frente da OAB paranaense há tanto tempo, é claro o desejo por mudança que começa aqui”, discursou.
Ele também ressaltou uma das principais propostas da chapa: o retorno da dignidade ao exercício da advocacia. “Assumindo a presidência, vamos lutar efetivamente para aumentar a tabela de honorários, trazer verdadeira dignidade aos valores, e para fazer com que os advogados dativos tenham a fila respeitada e recebam a partir de uma tabela maior”, disse.
Arns ainda defendeu eleições diretas para o Conselho Federal da OAB, começando pelo exemplo de uma gestão local verdadeiramente participativa e próxima dos profissionais, ouvindo e atendendo às demandas, principalmente contra o ataque às prerrogativas, reclamação constante dos advogados.
A candidata à diretora de prerrogativas, Maria Francisca Sofia Nedeff Santos, focou nessa bandeira fundamental para a campanha. “A advocacia é parte essencial da justiça, e sem ela não existe democracia. Precisamos de uma OAB que esteja ao lado dos advogados em suas lutas diárias”, destacou.
A advogada londrinense Luara Scalassara, que concorre à vice-presidente pela OAB Democrática, falou da importância de tornar a instituição mais transparente e democrática. “Queremos abrir as janelas da OAB para que entre claridade e abrir as portas para acolher toda a advocacia, especialmente as mulheres e os jovens advogados que hoje se sentem desacreditados”, afirmou.
Lançamento em Londrina
Nesta quinta-feira (24), Arns, Luara e diversos outros membros da chapa OAB Democrática estarão em Londrina para o lançamento da campanha na cidade, mais um passo importante para a mudança efetiva da advocacia paranaense. O evento ocorre no Recanto Dá Licença Rural (R. Eunilson Bezerra da Silva, 148, Palhano 2), a partir das 18h30, com convite aberto a todos os profissionais.