Convenhamos que o tempo que você está no mercado ou o tamanho do seu empreendimento não estão relacionados com a qualidade do mesmo, correto?
Diferente do senso comum, seu pequeno negócio deve sim ter uma boa estratégia de marketing, afinal para se tornar reconhecido no mercado devemos não só ter, mas também ser referência de empresa.
Além disso, você pode estar bem localizado, ter um produto de qualidade, e um excelente atendimento, mas sabemos que só isso não é suficiente, precisamos que seus clientes em potencial encontrem o seu negócio, para que a partir disso possam usufruir das qualidades oferecidas por sua empresa.
Pensando nesses aspectos, você, empreendedor, precisa preocupar-se com uma estratégia de marketing eficaz, ainda sendo uma pequena empresa, pois temos a plena certeza que o seu desejo como empreendedor é de tornar o seu pequeno negócio em uma grande empresa de sucesso e renomada!
Apesar da grande importância dessa ferramenta sabemos que os pequenos empreendimentos caminham em passos lentos, no sentido de conhecer e se ambientalizar no mundo do marketing, muitas vezes por questões sócio-econômicas ou por receio de investir o seu dinheiro em ferramentas que por muitas vezes são subestimadas.
Agora você, dono de uma pequena empresa, deve estar se questionando, como aplicar essas ferramentas de maneira eficiente e com qualidade? Ou melhor, por que trazer essas estratégias para o meu negócio? Vou te apresentar alguns passos e a partir deles espero que o seu conceito possa mudar e que suas dúvidas possam ser sanadas.
A partir do momento que você decidir implementá-los na rotina da sua empresa, será possível notar um grande diferencial perante o mercado no qual está inserido, e pode ressignificar a percepção do seu público-alvo com relação ao seu negócio.
1º Passo
Estabeleça uma identidade clara: entender quem é a sua empresa, o que ela faz e representa, é o primeiro passo para uma boa comunicação com o seu público-alvo, onde a partir desses aspectos é possível buscar:
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Um nome que represente a sua marca;
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Um logotipo;
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Cores e referências, que apresentem isso ao seu cliente.
A ideia é fazer com que as pessoas lembrem de sua marca através desses elementos, estes que estão no primeiro plano da comunicação.
2º Passo
Conheça os seus Clientes: sei que parece meio bobo esse passo, mas a sua função é de suma importância, pelo simples fato de que diferentes públicos tendem a receber informações de diferentes formas.
Não é bacana usar estratégias de comunicação destinada ao público jovem para a comunidade +60 por exemplo, o que cabe para um não cabe para os outros.
Com a ideia bem definida de quem é seu público, a forma com a qual você vai usar a comunicação estará a seu favor muito mais do que antes.
3º Passo:
Use anúncios pagos: uma boa forma de segmentar a sua estratégia é através dos anúncios pagos oferecidos pelas redes sociais, é a partir deles que você consegue definir diversos fatores, como por exemplo:
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Sexo, localização, idade, interesses, etc;
Com isso a entrega dos seus materiais e anúncios será muito mais certeira, porque foi através dessas ferramentas que você conseguiu segmentar a sua entrega, podendo ter assim um feedback muito melhor em relação aos ‘’cliques’’ feitos nos seus produtos.
Consegue perceber que todos esses fatores estão relacionados e que o bom desenvolvimento de um precisa da ótima execução do anterior?
Precisamos fazer com que o seu público lembre do seu empreendimento quando uma necessidade aparecer!
Além desses passos que citei, existem inúmeros outros na internet que podem te auxiliar, mas melhor que eles, apenas uma equipe competente e capacitada para realizar um bom posicionamento de sua empresa.
A Motion Publicidade é especialista em marketing, buscando sempre o melhor resultado para o seu empreendimento.
A minha principal dica é: não tenha medo de buscar inovação para sua empresa, quando você desfrutar dos benefícios do marketing vai se questionar do porquê não ter investido nessa ferramenta antes.
E para finalizar, lembre-se que cada estratégia de marketing funciona de maneira diferente, busque a que melhor enquadra-se para o seu negócio. Mas uma coisa é fato ‘’quando falamos de estratégia de marketing para pequenas empresas, o marketing digital pode facilmente ser a sua porta de entrada e transformador para o seu negócio!”