Pensando em divulgar seus serviços e produtos, diversas empresas têm apostado nas ferramentas online para alcançar mais pessoas e possíveis clientes. De acordo com a pesquisa Panorama PMEs, 85,6% das empresas apontaram que o Marketing de Conteúdo é fundamental para a retomada dos negócios por conta da pandemia.
Segundo o CEO da agência Stardust Digital, Cézar Lima, esse aumento se dá pela confiança construída entre a empresa (por meio do marketing de conteúdo) e o cliente, que está nas redes e no mundo online. ‘‘Neste formato, o conteúdo é informativo, não comercial, e deve ser publicado com frequência’’, diz o CEO. ‘‘Assim, as empresas ganham a confiança das pessoas e geram o sentimento de reciprocidade e agradecimento por ter dado uma informação relevante gratuitamente’’, afirma Lima.
Mas o que é o marketing de conteúdo? Para Lima, a ferramenta é mais uma utilidade para alavancar os negócios. ‘‘O marketing de conteúdo serve para criar pontos de contato com os clientes que estão buscando por informações’’, alega. ‘‘Assim a empresa ganha a confiança ao se posicionar como autoridade no assunto, e reduz o CAC (custo de aquisição de clientes) ao deixar de depender exclusivamente de campanhas patrocinadas para promover o seu negócio’’, diz.
De acordo com a companhia de consultoria empresarial americana McKinsey & Company, 80% das empresas brasileiras estão em estágio inicial no Marketing Digital, considerado o ‘guarda-chuva’ que abriga o marketing de conteúdo. Por isso, é preciso que as empresas saibam quais são os benefícios desse tipo de estratégia, para poder utilizá-la em seu segmento da maneira correta.
Para isso, separamos alguns dos benefícios trazidos pelo marketing de conteúdo. Confira:
- Mais conteúdo para divulgar nas redes sociais;
- Melhor ranqueamento nas ferramentas de busca;
- Melhor percepção da marca;
- Melhor relacionamento com o cliente;
- Mais conteúdo para o site da empresa.
Para o CEO da Stardust Digital, além desses, o marketing de conteúdo também traz outros benefícios. ‘‘Esse modelo de marketing consiste em atrair clientes por meio de informações relevantes para esses clientes’’, diz. ‘‘Essas informações podem ser dicas, ferramentas, orientações, comparativos e tudo que possa sanar uma dúvida do usuário sobre um determinado assunto’’, complementa.
Apesar disso, o especialista alerta: é preciso desconfiar de empresas que prometem um retorno rápido após um investimento em marketing de conteúdo. ‘‘Apesar de parecer uma estratégia bastante atrativa, por não demandar investimento em mídia paga, o marketing de conteúdo consome muito tempo, esforço, equipe, ideias inovadoras, para que possa ser efetivo e gerar resultados’’, afirma Lima. ‘‘Por isso, tenha sempre cuidado com promessas de resultados rápidos e fáceis quando o assunto é marketing digital. Todo esforço sempre será recompensado, no médio e longo prazo, com uma posição de mercado sólida e conversão em vendas’’, completa o especialista.