Mario Frias e produtora de Dark Horse são alvos de operação da PF

Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Make Up, que investiga o suposto desvio de recursos públicos enviados a uma empresa privada por meio de emendas parlamentares. Entre os alvos estão o deputado federal Mario Frias (PL-SP) e Karina Gama, produtora do filme Dark Horse, que contará a história do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Frias atua como roteirista e produtor-executivo da produção. Ao todo, 49 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), são cumpridos em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Ceará e no Distrito Federal.

As buscas também alcançam duas entidades pertencentes a Karina Gama: o Instituto Conhecer Brasil (ICB) e a Academia Nacional de Cultura (ANC).

Segundo a Polícia Federal, as apurações indicam a possível atuação de uma organização criminosa na utilização irregular de recursos públicos, sem a devida prestação de contas. As suspeitas envolvem fatos ocorridos até julho deste ano. Conforme as autoridades, os valores investigados chegam à ordem de centenas de milhões de reais.

A investigação apura possíveis crimes de peculato, falsidade documental, lavagem de dinheiro, organização criminosa e irregularidades em licitações. A operação foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do STF, relator do processo relacionado aos supostos desvios de emendas parlamentares.

Paralelamente, outra investigação analisa um repasse de R$ 61 milhões feito por Daniel Vorcaro para a produção do filme. Esse procedimento foi aberto a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e está sob a relatoria do ministro André Mendonça, responsável pelo caso envolvendo o Banco Master no Supremo.

Em maio, o site The Intercept divulgou que Flávio Bolsonaro teria solicitado recursos a Vorcaro para financiar as gravações da cinebiografia. Após a publicação de áudios de uma conversa realizada em novembro do ano passado, o senador negou qualquer acerto envolvendo vantagem indevida e afirmou que o dinheiro destinado ao filme tinha origem exclusivamente privada.

Compartilhe o artigo