Segundo a secretária de saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, as pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 devem continuar com os mesmos cuidados, sem relaxar com o uso das máscaras e evitar aglomerações, principalmente os idosos que já tomaram a primeira dose na capital.
“A vida não vai voltar ao normal logo após tomar a vacina. Não é porque recebeu a primeira dose que a pessoa vai abandonar a máscara, receber visitas de filhos e netos e abandonar o distanciamento. Estes cuidados adotados na pandemia vão ter que permanecer por um bom tempo. Nada de vida normal por enquanto”, diz a secretária à Banda B.
A secretária explica que só depois de algumas semanas que a segunda dose for aplicada que a pessoa estará de fato imunizada.
“Depois de 3 ou 4 semanas da segunda dose, a pessoa estará protegida, porém, é preciso ter uma cobertura grande da população para diminuir a circulação do vírus. Enquanto isso não ocorrer, o coronavírus estará por aí. Nas pesquisas feitas, na média, o percentual de proteção tem sido satisfatório, mas o sistema imunológico de cada indivíduo pode ser diferente”, alerta.