Manutenção do Jardim Botânico conta com veículos elétricos

XV CURITIBA
4 Min de leitura
Prefeito Rafael Greca acompanhado da secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, e de vereadores municipais, entrega veículos elétricos para manutenção do Jardim Botânico e Hortos Municipais. Curitiba, 06/12/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O transporte de materiais para a manutenção do Jardim Botânico de Curitiba e dos Hortos Municipais do Barreirinha e do Guabirotuba vai ficar mais silencioso e sustentável a partir desta quarta-feira (6/12). O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, fizeram a entrega de oito veículos elétricos para serem usados na manutenção dos espaços, no atendimento e orientação das pessoas e no transporte de cargas e flores nos três locais coordenados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A entrega aconteceu no Jardim Botânico de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (6/12).

Os veículos elétricos foram adquiridos pela Prefeitura por meio de emendas parlamentares dos vereadores da Câmara de Curitiba: João da 5 irmãos, Herivelto Alves de Oliveira, Nori Seto, Osias Moraes de Souza, Salles do Fazendinha e Tico Kuzma. . O investimento total foi de R$ 272 mil na compra dos novos equipamentos. 

“Esses veículos elétricos passam a servir ao Jardim Botânico de Curitiba e a nossa Secretaria de Meio Ambiente. A nossa cidade é inteligente e os nossos vereadores também são inteligentes. A eletricidade vai mover agora o serviço do Jardim Botânico e dos hortos municipais. Esse é um presente de Natal para a cidade”, disse o prefeito Rafael Greca.

Veículos

A frota de veículos elétricos é formada por três triciclos de orientação e atendimento e um veículo tripulado (com motorista) para o Jardim Botânico; três veículos plataforma (é comandado com a pessoa fora do veículo, andando na frente), que serão usados para o transporte de bandejas de mudas na produção de flores do Horto Municipal do Guabirotuba; e um veículo tripulado (com motorista) para o transporte de mudas de árvores no Horto Municipal da Barreirinha.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que todos os novos equipamentos são parte das ações do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), de Curitiba, em busca da redução de emissão de poluentes na atmosfera e também na melhoria da qualidade de trabalho.

“Aqui no Jardim Botânico geramos energia com os painéis fotovoltaicos da Galeria das Quatro Estações e agora vamos carregar os veículos de serviço na tomada com essa energia”, disse Marilza. 

Presenças

Também participaram da entrega dos veículos elétricos o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; o superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil; o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria  Zem; o diretor de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro; o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Guilherme Schlichta; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; e os vereadores Beto Moraes, Herivelto Oliveira, Osias Moraes e Serginho do Posto.

O prefeito Rafael Greca também conheceu estudantes que têm um projeto musical na rede do Colégio Marista da cidade de São José, Santa Catarina, que estavam passeando pelo Jardim Botânico na tarde desta quarta-feira (6/12).

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.