A tarde chuvosa deste domingo (21) marcou a realização da manifestação “Resgate das Universidades” em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Segundo os organizadores, cerca de 300 pessoas participaram do ato, que teve a presença de lideranças políticas e apoiadores.
Entre os nomes confirmados estavam o advogado Jeffrey Chiquini (Novo), o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), os vereadores de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) e Rodrigo Marcial (Novo), além de Diego Barbosa, presidente do PL Jovem. Durante o evento, Jeffrey Chiquini e Guilherme Kilter utilizaram coletes à prova de bala, justificando medidas de segurança diante de supostas ameaças.
No discurso, Chiquini adotou tom inflamado e destacou que o movimento considera o momento atual como “uma guerra”. “Pra quem não entendeu, pra quem tá na praça, nós estamos em guerra. Eu não tô de colete aqui à toa, é ameaça de morte”, afirmou. Ele também acusou setores de promoverem perseguição política e religiosa: “Hoje a gente vive uma perseguição aos cristãos. Criaram essa farsa da trama golpista para que vocês não tivessem coragem de ir pra rua. Puniram pessoas de bem, patriotas, desarmados, com penas superiores a traficantes.”
O advogado ainda fez críticas à universidade e a grupos de esquerda. Em sua fala, comparou manifestações estudantis a uma “cena de guerra” e disse que as instituições de ensino teriam sido “sequestradas” para a doutrinação. “Isso daqui não pode ser laboratório de comunista. O golpe já foi dado por eles. Agora, nós vamos nos acovardar ou vamos nos levantar?”, questionou.
Ver essa foto no Instagram





