Com uma ampla programação de arte gráfica, música e literatura, a Mamute leva sua já consolidada proposta de ocupar as ruas da cidade para a sede da Fundação Cultural de Curitiba, no Engenho da Inovação (Rua Engenheiro Rebouças, 1732), no Rebouças, se espalhando pelo estacionamento e calçadas da região. A feira gráfica, que está em sua terceira edição – acontece no dia 23 de novembro, das 11h às 20h.
A Mamute apresenta cerca de 150 expositores em sua terceira edição, com entrada livre e gratuita (Créd. Amanda Lovato)
O evento é uma grande celebração à arte gráfica e seus desdobramentos, promovendo uma experiência completa ao ar livre, com show, discotecagem, oficinas para crianças, espaços de convivência e uma ampla feira com diferentes propostas artísticas – na qual o público pode, além de conhecer e conversar com os criadores, comprar obras, livros, objetos e produtos artesanais, autorais e de tiragem limitada.
A Mamute tem como proposta celebrar e aproximar o público do artista, isto é, promover o encontro e a conversa entre essas duas pontas. A feira reúne representantes do universo da produção autoral de editoras, coletivos e artistas independentes em torno da experimentação gráfico-visual, da cidade e de fora dela.
Expositores de mais de 20 cidades diferentes do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, além de projetos do Uruguai e Itália, marcam presença (Créd. Amanda Lovato)
A feira irá reunir expositores de mais de 20 cidades diferentes de estado como o Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro – além de projetos do Uruguai e Itália – que trarão suas publicações e obras independentes para dividir com o público. Estarão presentes na feira trabalhos em diferentes formatos e temáticas: gravuras, ilustrações, arte digital, fotografia, literatura, moda autoral, adesivos, quadrinhos, prints, camisetas, porcelana, acessórios, decoração e outras expressões – inclusive extrapolando os limites do papel e explorando os mais diversos suportes. O evento também contará mais uma vez com um espaço para gravar arte na pele: flashs de tatuagem, com um grupo diverso de tatuadores estarão na feira para quem busca uma marca artística mais duradoura.
Além de todo talento reunido na feira (com produtos com valores para todos os bolsos), a Mamute terá uma programação intensa durante o dia todo: discotecagem, show de música com a Bananeira Brass Band, gastronomia, oficinas, lançamentos de livros e práticas gráficas para todas as idades.
A Mamute é um projeto independente, que é realizado sem nenhum tipo de incentivo fiscal. Para viabilizar a terceira edição, a produção do evento também está com um financiamento coletivo aberto: bit.ly/kickanteMMT3. As produtoras esperam que o público engajado do projeto faça parte dessa iniciativa, apoiando com valores que começam em módicos R$10,00, pensando na continuidade da rica programação que é completamente livre e gratuita para o público. A Mamute tem como cerveja oficial a Stella Artois, e conta com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Casa 102, Vela Bikes e da Tamanduá Iluminação. A produção é da Gloriosa Produções Culturais.
Feira contará com a Mamutinha, uma programação para as crianças (Créd. Amanda Lovato)
A Mamutinha – Para os pequenos, a Mamute também terá uma programação especial. Além de expositores voltados à arte para criança, a feira contará com um espaço preparado para oficinas práticas e um ateliê de experimentações gráficas. Lá os pequenos poderão conhecer e experimentar várias técnicas artísticas, como carimbos, serigrafia, gravuras, stencils e muito mais.
Essa área especial foi concebida com o objetivo principal de despertar e incentivar o interesse do público infantil pela arte impressa, colaborando com o estímulo de seu repertório visual, sensibilidade estética e capacidade criativa.
— O que encontrar na feira?
Produtos que transbordam criatividade, ousadia e experimentação pra você levar pra casa:
– GRAVURAS
– ILUSTRAÇÕES
– CARTAZES
– POSTAIS
– ADESIVOS
– PÔSTERES
– PAPELARIA
– ENCADERNAÇÃO
– LIVROS
– HQ´s
– ZINES
– FOTOGRAFIAS
– TATUAGEM
– MODA AUTORAL
– ARTE GRÁFICA PARA CRIANÇAS
(entre outras experimentações de formatos e suportes)
— O que encontrar no evento?
– FEIRA
– LANÇAMENTOS DE LIVROS
– TENDA PARA CRIANÇAS
– DISCOTECAGEM
– SHOW MUSICAL
– CHOPP ARTESANAL
– GASTRONOMIA AFETIVA
— Confira a programação completa:
Programação Geral
11:00 às 20:00
Exposição Geral
– Feira Gráfica-Literária-Autoral-Artesanal
Mais de 150 artistas estão expondo na Mamute #3
*Artístas gráficos e criativos: No estacionamento do Engenho da Inovação, sede da Fundação Cultural de Curitiba, o público encontrará artistas diversos e suas produções, além de editoras e livrarias. Todos experimentos gráficos, livros e produtos artesanais à venda, por preços variados, para todos os gostos e bolsos.
*Flash de Tatuagem: 09 (nove) tatuadores estarão prontos para criar na pele do público algumas de suas experiências gráficas.
* Mamutinha: expositores de artes gráficas e literatura para crianças, junto de uma programação de ateliê livre, oficinas, show e contação de histórias.
* Lançamentos de livros: um espaço dedicado à literatura, com a presença de autores, editoras e o jornal literário Relevo.
12:30 às 15:00
Música: discotecagem com Tha Redig
15:00 às 17:30
Música: discotecagem com Gosmma
17:30 às 19:30
Música: discotecagem com Guga Azevedo
Guga Azevedo coleciona músicas. Há mais de 15 anos ele toca essas músicas em festas, inferninhos, calçadas, shows, feiras, rádios, lojas, bares, praças, praias, montanhas, desertos, oceanos, ruas, porões, corredores, banheiros, quintais, cafés, laboratórios, piscinas, firmas, coqueiros e onde mais tiver gente disposta a ouvir um som. Também tem um podcast sobre algumas dessas músicas e lançamentos, o bropical (@bropicalfm).
19:30 às 21:00
Música: com show da Bananeira Brass Band
A Bananeira Brass Band alimenta a resistência da música instrumental brasileira em um coletivo que toca com metais e percussão, temas autorais e versões para clássicos de artistas como Jorge Ben Jor e João Donato, entre outros.
O gênero da Bananeira é a Festa por essência, fazemos um som instrumental que une as pessoas. Um Groove Orgânico cheio de potássio! Se nos EUA, berço das brass bands, o som é característico por ser uma música de rua carregada de ritmo, aqui o grupo engrossa o caldo explorando as referências com Black Music, Soul e Funk brasileiros. A Cultura Popular – e até mesmo um pitada de pop – são bastante reconhecíveis em nas composições autorais
Mamutinha – Programação Infantil
11:00 às 17:00
– A Pequena fábrica de estampas
Ateliê Livre de Experimentação Gráfica. Um espaço para a criança experimentar e descobrir diferentes técnicas gráficas com monitores especialmente preparados para facilitar essa experiência. Participação gratuita.
13:00 às 15:00
– Laboratório de adesivos (stickers)
Oficina para crianças de todas as idades para a criação de adesivos à mão livre. Pequenos artistas, grandes coladores.
15:00 às 17:00
– Criação de microzines e livretos
Oficina para crianças de 06 a 11 anos, para criação de microzines e livretos autorais apenas com papel, cola, carimbos e imaginação. Participação gratuita.
13:00 às 16:00
– Sessões de contação de histórias, com Coletivo Era Uma Vez
Sessões de contação de histórias com o Coletivo Era Uma Vez, um grupo colaborativo de escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil de Curitiba. Com o trabalho, o grupo – que estará expondo e vendendo seus livros quer contribuir para a formação de leitores e tornar a literatura infantil e juvenil de Curitiba mais visível e acessível, por meio da aproximação entre autores locais e leitores.