Depois da recente passagem de dois dos grandes nomes do rock mundial por Curitiba – Kiss e Metallica – com apresentações esgotadas e recordes de público, Curitiba se reafirma como a capital brasileira do rock n’roll. O título, que foi constatado de acordo com o levantamento realizado pela plataforma de streaming de música Deezer, se mostra uma constante todos os anos e, não é à toa, que a capital paranaense é a casa de um dos maiores festivais de Rock do Sul do Brasil, o Festival Crossroads do Dia Mundial do Rock, que, como o próprio nome diz, comemora o Dia Mundial do Rock, celebrado no 13 de julho.
Depois de dois anos com edições adaptadas (online em 2020 e com público reduzido em 2021) por conta da pandemia causada pela COVID-19, o festival anuncia o seu retorno em formato presencial e com um local inédito de realização em sua quinta edição. O Festival Crossroads – Dia Mundial do Rock 2022 será realizado no dia 16 de julho, no Jockey Club, um espaço com mais de 10 mil m², e promete reunir mais de 50 atrações musicais em cinco palcos especiais, além de gastronomia, esportes e diversão para toda a família.
“Passamos por um intenso processo de adaptação nos últimos dois anos, levando o nosso festival para o formato online, com o intuito de preservar a saúde do público e dos nossos colaboradores e levar o melhor do rock n’roll diretamente para o sofá dos fãs do gênero musical. Poder retornar agora ao formato presencial e trabalhar num evento desse tamanho pra mais de 12mil apaixonados por rock é de uma alegria imensurável. O lema que a gente adotou em 2018 – ‘Never Surrender’ – nunca fez tanto sentido: assim como o Rock, nós também resistimos e estamos prontos para mais uma edição inesquecível. A maior de todas, com certeza”, comenta Alessandro Reis, idealizador do festival.
A origem de tudo
O Festival Crossroads do Dia Mundial do Rock, que se tornou um dos festivais mais aguardados pelos curitibanos e um dos principais eventos de rock do Sul do Brasil, surgiu pela persistência e resistência do Bar Crossroads, que completa 25 anos de história em 2022, no início do mês de julho. A casa, que foi fundada por Alessandro Reis, se tornou referência pelos apreciadores do estilo musical, já tendo recebido grandes nomes da música nacional e internacional em seu palco, como Blues Etílicos, Celso Blues Boy, Guy King, Blues Man (de Chicago), entre outros.
“O Cross sempre celebrou o Dia Mundial do Rock eventos especiais dentro do pub, e aos poucos essas festas foram crescendo de tamanho e ganhando edições fora. Em 2018 a festa ganhou status de festival por meio da nossa parceria com a Planeta Brasil Entretenimento, uma das maiores produtoras de eventos do Sul”, explica Reis. A parceria deu certo, reunindo mais de 8 mil pessoas na Usina 5 no primeiro ano e quase 12 mil na edição de 2019. “A aceitação dos curitibanos foi imediata e o evento acabou se tornando um dos mais aguardados da cidade”, completa.
O Festival Crossroads – Dia Mundial do Rock 2022 será realizado no dia 16 de julho, a partir das 11h, no Jockey Club (Av. Victor Ferreira do Amaral, 2298), no bairro Tarumã. Os ingressos custam a partir de R$ 80 e estão disponíveis na plataforma Cheers Ticket. O evento é um projeto colaborativo do Bar Crossroads e da Planeta Brasil Entretenimento. Mais informações no site https://www.crossroads.com.br ou pelas redes sociais oficiais do evento.