Maduro afirma que sistema eleitoral brasileiro não é auditado

3 Min de leitura

Nesta terça-feira (23), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que as eleições no Brasil não são auditadas, levantando dúvidas sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro. Em seu discurso, Maduro também criticou os sistemas eleitorais dos Estados Unidos e da Colômbia.

“Temos 16 auditorias […] Em que outra parte do mundo fazem isso? Nos Estados Unidos, é inauditável o sistema eleitoral. No Brasil não auditam um registro. Na Colômbia não auditam nenhum registro,” declarou Maduro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), qualquer cidadão pode solicitar o Boletim de Urna (BU), que contém:

  • Total de votos por partido;
  • Total de votos por candidata ou candidato;
  • Total de votos em branco;
  • Total de comparecimento em voto;
  • Total de votos nulos;
  • Identificação da seção e zona eleitoral;
  • Hora do encerramento da eleição;
  • Código interno da urna eletrônica;
  • Sequência de caracteres para validação do boletim.

Em resposta, o TSE publicou um vídeo detalhando os procedimentos de segurança das urnas eletrônicas, embora não tenha mencionado diretamente o presidente venezuelano. O vídeo explica que a auditoria das urnas é realizada por todos os tribunais regionais no mesmo dia e hora da votação nas seções eleitorais, com a presença de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e outros interessados.

A auditoria do processo eleitoral no Brasil pode ser verificada de várias formas, incluindo:

  • Verificação do resumo digital (hash);
  • Reimpressão do boletim de urna;
  • Comparação entre o boletim impresso e o boletim recebido pelo sistema de totalização;
  • Verificação de assinatura digital;
  • Comparação dos relatórios e atas das seções eleitorais com os arquivos digitais da urna;
  • Auditoria do código-fonte lacrado e armazenado no cofre do TSE;
  • Recontagem dos votos por meio do Registro Digital do Voto (RDV);
  • Comparação da recontagem do RDV com o boletim de urna.

Para obter mais informações sobre a auditoria do sistema eleitoral brasileiro, basta acessar o site do TSE, que oferece uma visão detalhada e transparente do processo.

Paralelamente, a Venezuela se prepara para as eleições presidenciais neste domingo (28). Nicolás Maduro tenta manter-se no poder, posição que ocupa desde 2013, enquanto enfrenta a oposição de Edmundo Gonzalez, ex-embaixador da Venezuela, que busca terminar com a hegemonia de Maduro. A eleição venezuelana ocorre em meio a um ambiente politicamente carregado, refletindo a intensa divisão e a complexidade do atual cenário político no país.

Compartilhe o artigo