Lula se reúne com ministros após tarifaço de Trump e pode acionar Lei de Reciprocidade Econômica

2 Min de leitura
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se reunir com membros do alto escalão do governo federal para tratar do assunto. Na manhã desta quinta-feira (10), Lula recebeu os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, no Palácio do Planalto.

Este é o segundo encontro do presidente com sua equipe desde o anúncio feito por Washington. Ainda na quarta-feira (9), poucas horas após a confirmação do aumento tarifário, Lula convocou uma reunião de emergência para discutir os impactos e estratégias de resposta.

O governo brasileiro já indicou que pretende adotar medidas baseadas na Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada recentemente. A legislação permite que o Brasil reaja a barreiras econômicas unilaterais impostas por outros países, podendo suspender concessões comerciais, investimentos ou até direitos de propriedade intelectual como forma de retaliação.

A medida anunciada pelos Estados Unidos tem potencial de afetar significativamente setores exportadores do Brasil, especialmente produtos agrícolas e manufaturados. Com a possível aplicação da lei brasileira, o governo Lula sinaliza que busca defender os interesses comerciais nacionais e preservar a competitividade internacional do país.

 

Compartilhe o artigo