O presidente Lula deve participar no dia 19 de dezembro da inauguração oficial das obras de acesso da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, iniciada por Jair Bolsonaro, o governador Ratinho Junior e o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. A ideia é sacramentar a sua participação no processo que foi todo costurado no governo anterior, quando a Itaipu Binacional, na gestão do general Silva e Luna (atual prefeito de Foz do Iguaçu), liberou recursos para o investimento.
O Governo Federal inclusive está trabalhando arduamente para impedir o governador Ratinho Junior de entregar formalmente a Perimetral Leste nesta quinta-feira (11). O governador do Paraná já confirmou um evento na cidade para formalizar a entrega ao governo federal. A ideia é sacramentar a assinatura da sua gestão, que investiu parte dos R$ 236 milhões para tirar o projeto do papel.
O Governo Federal mobilizou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para informarem a imprensa do Paraná sobre uma suposta inadequação das sinalizações horizontal e vertical, o que o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER/PR), que é responsável pela execução, nega. Toda a sinalização foi executada conforme projeto aprovado pelo DNIT.
A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu envolve a pavimentação de 14,7 quilômetros de uma rodovia totalmente nova, fazendo ligação entre a BR-277 e a nova ponte. Também foram feitas duas aduanas para uso da Receita Federal e das forças federais e seis novos viadutos.







