O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (1º), um projeto de lei que propõe oficializar o dia 2 de julho como o “Dia da Consolidação da Independência do Brasil”. A data remete à expulsão definitiva das tropas portuguesas do território brasileiro em 1823, especialmente marcada pelos acontecimentos na Bahia. Atualmente, o 2 de julho já é celebrado como o Dia da Independência da Bahia e constitui feriado estadual.
Apesar da proposta, o texto não sugere transformar a data em um segundo feriado nacional, mantendo o 7 de setembro como a celebração oficial da Independência do Brasil. Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente Lula destacou a importância histórica do episódio baiano, afirmando que a contribuição do povo da Bahia ainda é pouco reconhecida nos livros didáticos.
O presidente esteve acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do líder do Governo no Senado, Jaques Wagner, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira — todos baianos. Lula enfatizou que a aprovação da proposta pode trazer maior reconhecimento ao papel desempenhado pelos baianos no processo de independência nacional.
O projeto ainda passará pela análise da Câmara dos Deputados e do Senado. Caso seja aprovado, o 2 de julho poderá ser oficialmente reconhecido como um marco complementar à independência proclamada em 1822.
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp:
(41) 98764-2955 📲
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre bem informado sobre tudo o que acontece em Curitiba!