O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a tragédia ocorrida na manhã deste domingo (22), quando um avião de pequeno porte caiu no centro de Gramado, na Serra Gaúcha. A aeronave, que havia decolado de Canela com destino a Jundiaí (SP), colidiu com um prédio comercial, causando um incêndio e a morte dos nove ocupantes.
Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e…
— Lula (@LulaOficial) December 22, 2024
Em nota oficial, Lula afirmou que o governo federal está à disposição do estado do Rio Grande do Sul e das autoridades locais para ajudar na apuração das causas do acidente. “A Aeronáutica já trabalha na investigação, e estamos comprometidos em esclarecer o ocorrido o mais rápido possível”, disse o presidente.
O governador Eduardo Leite também lamentou a tragédia e confirmou, em sua conta no X, que, segundo informações iniciais, não houve sobreviventes. Além disso, pelo menos 15 pessoas precisaram de atendimento médico após inalar fumaça do incêndio provocado pela queda. Duas delas estão em estado grave devido a queimaduras.
Atualização sobre o acidente em Gramado. pic.twitter.com/tcb4B0d5UZ
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 22, 2024
O presidente destacou a importância da atuação coordenada entre os governos federal e estadual para lidar com a tragédia. Equipes de resgate e a Aeronáutica permanecem mobilizadas no local, enquanto os trabalhos para controlar os danos continuam.