Na manhã desta quarta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou suas redes sociais para parabenizar Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em uma postagem no X (antigo Twitter), Lula congratulou o republicano pelo retorno à presidência americana e destacou a importância de se manter o diálogo entre as nações.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, declarou o presidente brasileiro.
O gesto de Lula ocorre em um contexto diplomático em que é comum o reconhecimento formal da vitória de líderes internacionais. No entanto, destaca-se o contraste com a postura de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que em 2020 foi mais reservado em relação à vitória de Joe Biden sobre Trump. Este ano, Bolsonaro manifestou apoio a Trump, enquanto Lula, em momentos anteriores, expressou alinhamento com a democrata Kamala Harris.