O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva parabenizaram o cineasta Walter Salles pela conquista do Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, primeira produção 100% brasileira a vencer na categoria. Em uma ligação na última terça-feira (4/3), Lula destacou a importância do feito e expressou orgulho pelo reconhecimento internacional do cinema brasileiro.
Durante a conversa, o presidente ressaltou a emoção da vitória e elogiou a trajetória de Salles e sua equipe. “A gente não tem muito o que falar quando percebe que um brasileiro é capaz de se superar numa arte que, até então, parecia dominada pelos americanos. Foi uma noite de ouro”, declarou Lula. Ele também enfatizou que a conquista reforça a relevância da preservação da memória e da cultura nacional.
Janja, por sua vez, mencionou a importância das atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro no filme, além de destacar Eunice Paiva, cuja história inspirou a obra. “Fernanda e Dona Fernanda são únicas e representam o melhor do Brasil”, afirmou.
Emocionado com a ligação, Walter Salles agradeceu o reconhecimento e ressaltou o impacto da obra, baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva. “Me sinto muito honrado com suas palavras e com a possibilidade de contar essa história tão extraordinária”, disse o diretor. Ele também fez questão de dividir os elogios com toda a equipe do filme, tanto na frente quanto atrás das câmeras.
O longa Ainda Estou Aqui fez história no último domingo (2/3) ao superar o favorito Emilia Pérez e levar o primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional para o Brasil. Além da aclamação da crítica e do sucesso de bilheteria, a produção se tornou a mais premiada do cinema brasileiro na história da premiação, superando Central do Brasil (1999), que foi indicado, mas não venceu.
Ver essa foto no Instagram





