O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, neste sábado (22), a primeira-dama Janja, alvo de críticas da oposição devido à sua atuação em eventos e viagens do governo. Durante um evento no Rio de Janeiro para celebrar os 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), Lula afirmou que sua esposa se tornou “a bola da vez” e incentivou a socióloga a continuar “fazendo o que gosta”.
O presidente destacou que os ataques à primeira-dama fazem parte de uma estratégia para atingir seu governo. “Não sei se vocês perceberam, a Janja agora é a bola da vez. Para me atingir, eles começam a atacar a Janja”, disse Lula. Ele também pontuou que sua esposa tem duas opções: parar suas atividades para evitar críticas ou continuar defendendo suas ideias e posições. “É uma guerra”, completou.
Além disso, Lula rebateu as alegações de que Janja teria influência na condução política do governo. “Graças a Deus eu tenho uma mulher com quem converso sobre política. Graças a Deus ela não tem medo de falar com o marido”, declarou. O presidente ressaltou que, embora não precise concordar com todas as opiniões da esposa, também reconhece que pode perder alguns debates.
As críticas à primeira-dama se intensificaram após sua participação em eventos oficiais e viagens do governo. Em resposta, parlamentares da oposição protocolaram requerimentos questionando suas atividades, iniciativa apelidada de “Pacote Anti-Janja”.