O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará, nesta quinta-feira (6), um conjunto de medidas para enfrentar a inflação dos alimentos no Brasil. O anúncio será feito após reuniões com ministros e representantes do setor produtivo, realizadas no Palácio do Planalto. O governo busca estratégias para conter a alta dos preços e garantir o abastecimento de produtos essenciais à população.
Na manhã desta quarta-feira, ministros se reuniram para definir as propostas que serão levadas ao presidente antes do encontro com o setor produtivo, marcado para as 15h30. Inicialmente, a reunião ocorreria no Ministério da Agricultura, mas foi transferida para o Palácio do Planalto.
Entre os participantes do encontro estarão representantes de grandes empresas e entidades do agronegócio, da indústria de alimentos, dos supermercados e dos biocombustíveis. Entre eles, estão membros da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e de sindicatos ligados ao açúcar, álcool e biocombustíveis.
As medidas que serão anunciadas devem abranger ações para estabilizar os preços dos alimentos sem comprometer a produção e o abastecimento. O governo busca alternativas para reduzir os impactos da inflação sobre o consumidor e garantir equilíbrio no mercado.