O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta sexta-feira (28), a nomeação da deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), para assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. A pasta é responsável pela articulação política do governo junto ao Congresso Nacional e demais Poderes. A posse está prevista para o dia 10 de março, após o Carnaval.
Gleisi substituirá Alexandre Padilha, que foi indicado para assumir o Ministério da Saúde. A mudança faz parte da reforma ministerial em andamento, que busca fortalecer a interlocução do governo e ajustar estratégias políticas. Lula afirmou, em suas redes sociais, que a deputada chega para “somar na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados”.
A troca na SRI ocorre em um momento de desafios para o governo, com queda na aprovação de Lula e a necessidade de fortalecer o diálogo com o Congresso. A gestão busca apoio para avançar com pautas prioritárias, como a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.