Lula afirma querer um próximo papa com o coração e valores de Francisco

2 Min de leitura
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante sua visita a Roma para acompanhar o funeral do papa Francisco, realizado neste sábado (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou o desejo de que o próximo pontífice mantenha o mesmo compromisso social do líder da Igreja Católica recém-falecido. “Quisera Deus que o próximo papa fosse igual a ele, com o mesmo coração, os mesmos compromissos religiosos e com o combate à desigualdade”, afirmou Lula.

O presidente ressaltou a admiração pelo comportamento de Francisco, destacando sua atuação como líder religioso e defensor da humanidade. Lula considerou o acompanhamento do cortejo fúnebre uma forma de retribuição aos serviços prestados pelo papa à sociedade. Em nota oficial de pesar, o governo brasileiro decretou luto nacional de sete dias em homenagem a Francisco, lembrando que ele foi “uma voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

Ainda em Roma, Lula comentou o encontro entre Donald Trump e Volodmir Zelenski, ocorrido horas antes do funeral. O presidente brasileiro criticou a ausência de um consenso em busca da paz e reforçou a posição do Brasil em favor de negociações para a resolução de conflitos, incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e a violência na Faixa de Gaza.

A comitiva brasileira presente ao funeral contou com quatro ministros de Estado, representantes dos Três Poderes, dez parlamentares, além da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e do embaixador Celso Amorim.

 

Compartilhe o artigo