Durante a inauguração da nova fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Goiana, Pernambuco, nesta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que parlamentares da base governista devem pedir a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Lula acusou o parlamentar de “trair a pátria” ao viajar para os Estados Unidos para, segundo ele, incentivar ações contra o Brasil.
O presidente relatou que Eduardo Bolsonaro teria instigado americanos contra o país e defendeu que essa conduta justifica a perda do mandato. “Mandou o filho para os Estados Unidos, que é deputado federal, e vocês têm que pedir a cassação dele, porque ele está traindo o país”, disse Lula.
No mesmo discurso, Lula também voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que ele deveria ser julgado por um tribunal internacional pelas mortes provocadas pela Covid-19. O presidente acusou o antecessor de desencorajar a vacinação durante a pandemia e sugeriu que ele próprio não teria se imunizado.





