O empresário Luciano Hang, conhecido como “Véio da Havan”, publicou nesta terça-feira (6) um vídeo em suas redes sociais que gerou repercussão nacional. Na publicação, Hang compartilha um vídeo gravado pelo secretário de Assistência Social de Florianópolis, Bruno Souza, e levanta questionamentos sobre a efetividade das doações feitas a pessoas em situação de rua.
Na legenda do post, Hang afirma que “muitos moradores de rua não querem trabalhar” e atribui a permanência dessas pessoas nas ruas ao fato de que “acabam ganhando mais” nesse contexto. Segundo o empresário, é necessário buscar soluções urgentes para o problema: “Não é possível que, em cidades catarinenses com pleno emprego, ainda existam pessoas morando nas ruas”.
O vídeo mostra o secretário Bruno Souza abordando um homem identificado como Carlos, que segurava uma placa com pedidos de ajuda e afirmava estar desempregado e com dois filhos. Na abordagem, Bruno oferece emprego com carteira assinada e auxílio para providenciar documentos, além de se prontificar a conhecer os filhos do homem. Ao recusar a proposta, Carlos alega não ter documentos no momento e afirma não poder ir até os filhos. Bruno insiste, mas diante das recusas conclui: “Ele quer viver aqui do seu dinheiro. Porque você dá dinheiro, então ele continua aqui”.
Hang reforça esse discurso e conclui no vídeo: “Você que dá esmola está fazendo isso. Acabei de provar pra você.”
A publicação provocou reações diversas nas redes sociais, com críticas e apoios à abordagem utilizada pelo secretário e ao posicionamento do empresário.
Ver essa foto no Instagram







