Segundo o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT) o Lockdown de dez dias realizado na cidade em fevereiro resultou no fim da fila de internação para pacientes com Covid-19, há 10 dias na cidade.
“Felizmente, a comunidade entendeu e nós conseguimos diminuir a pressão sobre leitos”, declarou Edinho Silva em entrevista à TV Globo.
O prefeito afirmou também que a média móvel de casos caiu 53% e as internações caíram 30%. Ele também afirmou que a taxa de diagnósticos positivos de Covid-19 teve uma queda de cerca de 72%.
No entanto os óbitos permanecem altos na cidade, mas o prefeito explica que eles ainda são reflexos da contaminação no mês de fevereiro, antes do lockdown.
“A redução vai demorar um pouco ainda porque os óbitos de hoje são uma fotografia da cidade na primeira quinzena do mês de fevereiro”, declarou o prefeito.
De acordo com o último boletim epidemiológico do município, divulgado no dia 16 de março, a cidade contou cinco mortes, três delas de pessoas que pegaram a doença ainda em fevereiro, quando a cidade fez a transição para a restrição total de circulação.