Um lobo-guará foi avistado caminhando tranquilamente no início da trilha dos Arenitos, no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. O registro foi feito pela colaboradora do parque Nathalya Teixeira e reforça o papel da unidade de conservação como refúgio natural de espécies ameaçadas.
De acordo com o gestor do Parque, Leandro Ribas, a presença do animal demonstra o equilíbrio do ecossistema local. “Os lobos-guará têm um perfil tímido, nada agressivo e não atacam seres humanos. O comportamento deles, quando na presença de pessoas, é fugir e se esconder. A orientação para quem encontrar o animal é manter a calma e avisar nossos colaboradores”, explicou.
O lobo-guará é uma das espécies que constam na lista de animais vulneráveis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Estima-se que existam cerca de 14 mil indivíduos no Brasil, distribuídos principalmente no Cerrado, bioma em que o Parque Vila Velha está inserido.
A área de preservação, administrada em parceria com a iniciativa privada, tem se consolidado como um importante santuário de fauna e flora nativas. O registro do lobo-guará reforça a importância da conservação ambiental e do manejo responsável das unidades de proteção, essenciais para garantir a sobrevivência de espécies ameaçadas e a manutenção da biodiversidade.
Ver essa foto no Instagram






