O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR), divulgou dados preocupantes sobre obras públicas no estado, apontando a existência de 217 projetos paralisados ou abandonados em todos os 399 municípios do Paraná. Segundo o levantamento, o valor dos empreendimentos inacabados alcança a marca de R$ 287 milhões. Essa situação foi identificada após a realização de 820 inspeções, que incluíram 10 visitas técnicas e mais de 1.000 monitoramentos remotos feitos pelo CREA-PR. O presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães, destacou a importância da fiscalização e da retomada dessas obras para evitar maiores prejuízos aos cofres públicos.
A região Oeste do Paraná é a que mais sofre com as paralisações, registrando 41 obras interrompidas. No entanto, a área também possui 12 projetos em andamento e 113 concluídos, mostrando que há esforços para manter a infraestrutura ativa. Entre os municípios mais afetados, Mangueirinha, Iretama e Turvo apresentam seis obras paradas cada, com um valor total de R$ 16 milhões. Apucarana e Toledo também se destacam negativamente, com cinco obras paralisadas, somando R$ 18 milhões.
Para enfrentar essa situação, o programa “Ver a Cidade”, coordenado pelo TCE-PR e apoiado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR), conta com a colaboração de quatro universidades estaduais: Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Oeste do Paraná. O programa envolveu 60 estudantes dos cursos de Engenharia Civil dessas universidades, que participaram de visitas técnicas a obras nas cidades de Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama. Além das visitas presenciais, os alunos também monitoraram remotamente mais de 1.000 projetos em todo o estado.
Antes de iniciar as atividades, os estudantes e professores foram capacitados pelo TCE-PR, garantindo que as inspeções fossem conduzidas com rigor técnico. Esse trabalho foi certificado pelo CREA-PR, o que confere ainda mais credibilidade à iniciativa. Segundo o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, a participação acadêmica nesse tipo de projeto é essencial para formar profissionais qualificados e contribuir com soluções práticas para o setor público. Um dos estudantes participantes, Nicolas Daniel Fernandez de Almeida, destacou o valor educacional da experiência, elogiando a oportunidade de vivenciar de perto a realidade das obras públicas.
A ação foi coordenada pela Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social, uma unidade técnica do TCE-PR, e pela Coordenadoria de Obras Públicas, responsável pela capacitação dos estudantes e pela consolidação dos dados obtidos durante as inspeções. O projeto “Ver a Cidade” tem como objetivo principal auxiliar no acompanhamento de obras públicas, garantindo maior transparência e o uso eficiente dos recursos públicos.