Leprevost exige melhorias urgentes da Via Araucária no entorno do Viaduto do Caiuá

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Foto: Divulgação

O deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Obras e Transportes da Assembleia Legislativa do Paraná, protocolou um expediente oficial cobrando providências para a melhoria da trafegabilidade no entorno do Viaduto do Caiuá, localizado no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

O documento foi encaminhado à Concessionária Via Araucária, responsável pelo trecho. A solicitação visa garantir a adoção de medidas urgentes para resolver os problemas enfrentados por motoristas e moradores da região.

Para Ney Leprevost, a situação exige atenção imediata. “Esse é um problema muito sério, que precisa ser resolvido com urgência. A população da CIC não pode continuar enfrentando congestionamentos, riscos à segurança e dificuldades para circular em um trecho tão importante da cidade”, afirmou o parlamentar.

O requerimento foi motivado por demandas recebidas no gabinete do deputado e por informações que confirmam que o trecho está sob responsabilidade da Concessionária Via Araucária.

Segundo Leprevost, o local tem um fluxo intenso de veículos de transporte público, particular e de cargas, sendo vital para a mobilidade urbana da capital. No entanto, usuários relatam constantes problemas, como má conservação da pavimentação, falhas na sinalização e dificuldades de circulação, principalmente nos horários de pico.

“O impacto é direto na segurança viária, no tempo de deslocamento e na qualidade de vida da população. Por isso, é fundamental que a Via Araucária adote providências imediatas para resolver essa situação”, enfatizou o deputado.

O parlamentar solicita que sejam avaliadas e implantadas melhorias na infraestrutura e na sinalização, tanto no trecho sob concessão quanto nas vias adjacentes ao viaduto, com o objetivo de garantir maior fluidez no trânsito e melhores condições de tráfego para todos os usuários.

Leprevost conclui reforçando que a atuação efetiva da concessionária é essencial para a eficácia das soluções. “Estamos tratando de uma região estratégica da cidade. Precisamos de respostas rápidas e eficientes em nome do interesse público e da segurança de quem circula por ali todos os dias”, finalizou.

Nota da Via Araucária:

A Via Araucária informa que segue rigorosamente as normativas de sinalização em todo o trecho de concessão, com uma equipe especializada para analisar as necessidades de cada ponto. A concessionária conta, inclusive, com uma fábrica própria de placas, que permite a produção, implantação e substituição ágil de sinalização, quando necessário.
O trecho mencionado na BR-376 (Contorno Sul) na Cidade Industrial de Curitiba, na faixa de domínio da concessionária, está devidamente sinalizado. Mas, para reforçar o compromisso de atender as necessidades da população, a concessionária vai enviar uma equipe para avaliar o local.
A Via Araucária reforça que a sinalização fora da faixa de domínio, que compreende a rua Raul Pompéia, é de responsabilidade do município.
Sobre melhorias no trecho, o contrato de concessão prevê a implementação de 6,45 km de vias marginais no Contorno Sul de Curitiba (BR-376), entre os kms 96 e 104, até o 3º ano de concessão (2027). Além disso, está prevista a implantação de mais uma faixa em cada sentido da rodovia, totalizando quatro faixas em cada pista. Essa obra deve ser concluída até o 6º ano de concessão (2029).

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