O prefeito Gustavo Fruet (PDT) é candidato que mais atrai “curtidas”, “comentários” e reações no Facebook, no início da campanha eleitoral deste ano, mas o deputado estadual licenciado Ney Leprevost (PSD) é o que tem melhores resultados na disputa virtual por votos nesta eleição até aqui. A informação é de estudo elaborado pelo projeto e-monitoramento eleitoral das eleições municipais 2016 do Grupo de Pesquisa em Atores, Instituições, Comportamento Político e Tecnologias Digitais (GEIST) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ou MEME monitor eleitoral, que analisou as interações nas páginas dos candidatos a prefeito nessa rede social entre 1º e 12 de agosto. O levantamento analisou o total de “curtidas” e “comentários” e reações (“amei”, “haha”, “triste”, “grr” recebidas pelas postagens dos candidatos no período, e também o número de pessoas que eles atingiram.
Em números absolutos, as postagens da campanha de Fruet tiveram o maior número de interações: 22.792, sendo 18619 “curtidas” e 3109 comentários, mas elas vieram de 6.756 usuários únicos. Ou seja, o prefeito e candiato à reeleição atraiu o maior número de “reações” no Facebook, mas boa parte delas vieram dos mesmos usuários.
Já Leprevost recebeu 17.081 interações no mesmo período, sendo 16135 “curtidas” e 650 comentários, só que elas vieram de 11171 usuários únicos, ou seja, atingiram mais pessoas.
“Ao olharmos apenas para as interações totais, Fruet parece ser o líder. Mas o número de usuários únicos é quase metade dos obtidos por Ney Leprevost. Ou seja, em termos de seguidores únicos, Leprevost está à frente”, avalia o estudo, assinado por Márcio Carlomagno e Rafael Cardoso Sampaio. “Como no dia da eleição não importa quanto barulho o eleitor faça, ele tem somente um voto, verificar os usuários únicos responsáveis pelas interações nas páginas é uma abordagem que pode aprimorar as métricas para potenciais inferências sobre o cenário eleitoral vindouro”, explicam os autores.
O candidato do PMN e ex-prefeito Rafael Greca vem em seguida, com Greca 11.992 interações, sendo 10016 “curtidas” e 1384 comentários de 4072 usuários.
“Nas interações do engajamento total, Fruet aparece com quase o dobro do que Greca (22.872 a 11.992), mas quando verificamos o total de usuários únicos responsáveis por estas interações, percebemos que a distância é muito menor (6.756 a 4.072)”, explicam os autores do levantamento.
A candidata do PP, deputada estadual Maria Victória, registrou 5655 interações, com 4.979 “curtidas” e 449 comentários de 1781 usuários.
O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) teve 5.163 interações com 4.601 “curtidas” e 247 comentários de 1886 usuários únicos.
O deputado estadual Requião Filho (PMDB) teve 3795 interações com 3419 “curtidas” e 242 comentários de 1838 usuários únicos.
A assessoria da campanha de Fruet argumenta que no período analisado para o estudo, Leprevost lançou mão de post pagos, tanto que foi multado pela Justiça Eleitoral a partir de representação do PDT do atual prefeito. E que o uso de postagens patrocinados influenciaria o resultado final do número de reações a elas no Facebook.