Leões da Mocidade homenageia centenário do Athletico no Carnaval de Curitiba, mas é rebaixada

3 Min de leitura
FOTO: Luiz Pacheco/FCC Download

No Carnaval de Curitiba de 2025, a escola de samba Leões da Mocidade levou para a avenida uma homenagem ao centenário do Athletico com o enredo “100 anos de Glórias: um Furacão na Avenida”. A proposta destacou momentos marcantes da história do clube e celebrou grandes nomes do Rubro-Negro. No entanto, a escola terminou na última colocação e foi rebaixada para a segunda divisão do desfile de 2026.

A homenagem abordou os quatro ventos que representam a identidade do Athletico: ambição, rebeldia, entusiasmo e inovação. Entre os homenageados, Sicupira, um dos maiores ídolos do clube, teve sua trajetória lembrada, com a presença de sua família. Também foi destaque a homenagem a Nem, capitão da conquista do Campeonato Brasileiro de 2001. Kleberson, campeão do mundo pela seleção brasileira e ex-jogador do Athletico, não foi homenageado diretamente, mas marcou presença no desfile. A torcida organizada Os Fanáticos também participou da celebração.

A competição contou com cinco escolas de samba na elite do Carnaval curitibano. A grande campeã de 2025 foi a Mocidade Azul, que conquistou seu 23º título ao obter a maior pontuação. Já a Leões da Mocidade, que havia subido para o grupo especial neste ano, não conseguiu se manter na primeira divisão.

Além do desempenho, a Leões da Mocidade sofreu uma penalização no quesito Alegorias e Adereços, mas a informação sobre a quantidade exata de pontos perdidos não foi confirmada oficialmente. No entanto, mesmo sem a punição, a escola não conseguiria evitar o rebaixamento, já que a diferença para a penúltima colocada foi maior do que os pontos subtraídos.

Confira a classificação final do Carnaval de Curitiba 2025:

  1. Mocidade Azul – 169,70 – “O chamado Sankofa. Vai Mocidade Azul. Volte e Pegue…”
  2. Deixa Falar – 169,00 – “Benzer, um ato de fé, um canto de liberdade, cura e amor”
  3. Enamorados do Samba – 167,90 – “Curitiba Cidade Linda, Tem Carnaval, Sim!”
  4. Acadêmicos da Realeza – 166,30 – “O Essencial é Invisível aos Olhos”
  5. Leões da Mocidade – 156,10 – “Um Furacão na Avenida” (Rebaixada)

Compartilhe o artigo