A Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Engie, está revitalizando e expandindo a iluminação cênica no Centro Histórico, no Largo da Ordem, bairro São Francisco. Com essa ação, monumentos e edificações de valor histórico estão recebendo uma nova infraestrutura de luz, com tecnologia em LED. A iniciativa inclui a revitalização de sistemas de iluminação cênica já existentes em alguns espaços e implantação inédita em novos pontos.
“Iluminar o Centro Histórico é um gesto de cuidado e respeito com a memória de Curitiba, para que todos os curitibanos e visitantes possam ver nossa história brilhar em cada detalhe, honrando o passado e inspirando o futuro”, diz o prefeito Rafael Greca.
Os primeiros a receberem destaque com a nova iluminação são o Palacete Wolf, edificação do século 19, construído na Praça Garibaldi, pela família Wolf, de origem germânica; a Fonte de Memória, conhecida como Cavalo Babão; e as pinhas e araucárias da Praça Garibaldi. Desde terça da semana passada (12/11) esses pontos ficaram mais charmosos com os efeitos promovidos pelo efeito de luz e sombra especialmente projetados para os locais.
Entre demais locais beneficiados com a modernização estão a Casa Hoffmann, Casa Romário Martins, Igreja da Ordem, Igreja do Rosário, Solar do Rosário, Igreja Presbiteriana Independente, bebedouro do Largo da Ordem e a Casa da Memória.
Iluminação inédita
Além desses, novas áreas como o Conservatório Municipal de Música, o Liceu de Ofícios, o Relógio das Flores e os ornamentos da Praça Garibaldi também passarão a contar com iluminação cênica. A previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro, a tempo de iluminar a cidade para os eventos e as festas de Natal, tornando Curitiba ainda mais atrativa para os visitantes neste período especial.
O projeto, assinado pelo renomado designer luminotécnico Fabiano Xavier, especialista em iluminação arquitetural, utiliza tons neutros para templos e tons quentes para demais construções, fazendo alusão às antigas lanternas a óleo.
Cabeamento subterrâneo
Em uma primeira etapa do projeto, já em andamento, está sendo instalado o cabeamento subterrâneo que permitirá a instalação de equipamentos em LED, proporcionando maior eficiência e economia. A previsão é de que os trabalhos estejam finalizados em dezembro.
Ao todo, serão usados 364 equipamentos, entre projetores subaquáticos, embutidos, perfis lineares e mini postes ornamentais, com infraestrutura resistente ao furto e projetada para segurança contra choques elétricos.
Essa etapa do programa de iluminação cênica integra o programa Rosto da Cidade e o Programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos, ambos promovidos pela Prefeitura para revitalizar e valorizar edificações históricas, fortalecendo também a segurança e a atração turística do local.
“Essa nova etapa de iluminação cênica no Centro Histórico é um trabalho de valorização da arquitetura, da história, das tradições e das influências culturais que fazem de Curitiba uma cidade única”, diz Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.