O acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também as vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual pode ser garantido pelos petropolitanos através do programa do governo federal Identidade Jovem (ID Jovem). Para receber o benefício, os jovens devem ter entre 15 e 29 anos e ter renda familiar de até dois salários mínimos, além de estar inscrito no Cadúnico – Cadastro Único para Programas Sociais. Em Petrópolis, o programa é executado pela Coordenadoria de Juventude, em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Entre os benefícios para os jovens inscritos estão a possibilidade de viajar o país em ônibus intermunicipais de forma gratuita, assistir a shows, peças de teatro e eventos esportivos pela metade do preço, além de gratuidade na inscrição de concursos e do Enem. “A nossa gestão tem compromisso com a juventude e essa ação ajuda muitos deles, permitindo acesso a eventos e transporte gratuito”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.
O programa prevê que os jovens dentro da faixa etária estejam adequados às regras estabelecidas. Uma renda familiar bruta de até dois salários mínimo comprovada e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses, são pré-requisitos para inclusão no programa.
No caso das passagens interestaduais, o jovem deve reservar lugar com antecedência de, no mínimo, três horas antes dos horários de partida dos coletivos. O usuário deve apresentar a Identidade Jovem e a carteira de identidade quando requerer a passagem. São reservadas duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto em cada coletivo, trem ou serviço de transporte convencional terrestre interestadual.
“O jovem pode se deslocar pelo país sem desembolsar uma fortuna para isso. Dessa maneira, participa de eventos artísticos e esportivos, que serão de grande valia para cada jovem incluído”, explica o coordenador de Juventude, Wesley Barreto.
Como fazer para se inscrever no programa ID Jovem
Existem duas maneiras para o beneficiário adquirir o cartão ID Jovem, que é emitido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que são o aplicativo para smartphones e pelo site do programa. A partir de um download para celular – que é compatível com Apple IOS, Android e Windows Phone – o jovem insere no programa seus dados, conforme inscrição do CadÚnico. O próximo passo é a solicitação a geração do ID Jovem virtual, que armazena uma imagem com dados pessoais e um QR Code individual. Com essa ação finalizada, o mesmo fica disponível para utilização pelo próprio aplicativo, mesmo em modo off-line, por 30 dias. As informações e detalhes do podem ser obtidas no site www.juventude.gov.br/ idjovem.
A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) orienta que caso ocorra recusa na aceitação da ID Jovem para o pagamento da meia-entrada, a queixa deve ser formalizada no Procon. Já no caso de viagens, a reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem. O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas. Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.