Thathyele Alves da Silva, de 26 anos, faleceu na quarta-feira (20) no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ela estava grávida de oito meses e enfrentava complicações decorrentes de uma tuberculose diagnosticada tardiamente. O bebê, um menino, também não resistiu.
A jovem, moradora de Bocaiúva do Sul, iniciou o tratamento da doença em janeiro deste ano, após apresentar perda de peso e apetite. Durante os últimos seis meses, passou por diversas internações. No dia 15 de fevereiro, Thathyele deu entrada no hospital com fortes dores abdominais, ficou internada por três dias e recebeu alta.
Após a liberação, profissionais da saúde de Bocaiúva do Sul foram até sua residência para entregar medicamentos e perceberam que seu estado havia piorado. A paciente apresentava vômitos, dificuldade para respirar e nível de consciência reduzido. Além disso, o bebê não demonstrava sinais de movimento. Diante do quadro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a levou ao Hospital Santa Julia.
Sem estrutura para oferecer o suporte necessário, o hospital de Bocaiúva do Sul transferiu a paciente para o Hospital Angelina Caron. Ao chegar à unidade em Campina Grande do Sul, Thathyele permaneceu por cerca de três horas dentro da ambulância antes de ser admitida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O bebê faleceu na terça-feira (19), com 32 semanas de gestação. No dia seguinte, a mãe também não resistiu. O atestado de óbito aponta como causas da morte paradas cardíaca e respiratória, desnutrição e tuberculose pulmonar.
A Prefeitura de Bocaiúva do Sul informou que investiga as circunstâncias da morte da jovem e do bebê. Thathyele deixa um filho de seis anos e o marido, Gian da Silva.