Rafael dos Santos Tosta, de 22 anos, é um amante de esportes radicais e, como muitos jovens, adora se desafiar e buscar novas emoções. No entanto, um acidente recente mudou a sua vida para sempre. Há três meses, ele caiu de um pêndulo de 20 metros na Lagoa Azul, em Campo Magro, Paraná, enquanto comemorava o próprio divórcio com amigos.
O pêndulo é uma modalidade similar ao bungee jump, mas que se movimenta de um lado para o outro, em vez de para cima e para baixo. Com a queda, Rafael fraturou o pescoço, a lombar, além de ter ferido as costas e o rosto, mas ainda assim foi socorrido com vida. Desde então, passa por uma dura batalha de reabilitação para tentar superar as sequelas do acidente.
O jovem já realizou diversas sessões de fisioterapia e treinamentos físicos, mas ainda apresenta algumas sequelas, como dificuldade em levantar peso, além de dor em algumas partes do corpo e fraqueza. Além disso, o acidente também lhe causou traumas psicológicos, como dificuldade para dormir, crises de ansiedade e medo de ir dormir.
Em nota, os responsáveis pelo parque em que a prática era realizada informaram que o local continua aberto, mas a atividade do pêndulo está suspensa. A empresa especializada que ministrava o esporte radical também emitiu um comunicado lamentando o ocorrido e destacando que o evento envolvendo Rafael Tosta foi traumatizante.
Rafael é um exemplo de como a busca por emoções fortes pode ter consequências graves e, muitas vezes, irreversíveis. É importante lembrar que os esportes radicais devem ser praticados com responsabilidade e segurança, para evitar que tragédias como essa se repitam.
Com informações do G1