A partida terminou em 3 sets a 0 para a seleção das Estrelas (27 a 25; 25 a15 e 25 a 23), na manhã deste sábado (25/5), no Complexo do Tarumã, em Curitiba. Mas o resultado no placar foi o que menos importou numa manhã que uniu esporte, confraternização e solidariedade no Desafio Solidário do Voleibol.
Em quadra, grandes estrelas da história do voleibol masculino se reuniram para presentear o público que aceitou o convite para ajudar a população dos municípios gaúchos, trocando o ingresso por um quilo de alimento. Destaque para os curitibanos e campeões olímpicos Giba e Emanuel, além de Carlão, Rodrigão, Dante, Alison, Rhendrick e Clésio Prado.
“A primeira razão de nós estarmos aqui é uma razão social, mas também uma oportunidade de rever campeões olímpicos, e prestigiar atletas do vôlei do Paraná e de Curitiba. O curitibano mostra mais uma vez que tem o vôlei no sangue e lotou o Tarumã nesta grande festa solidária”, destacou Emanuel.
O curitibano de 51 anos é dono de três medalhas olímpicas no vôlei de praia, tricampeão mundial, maior vencedor do mundo do Circuito Mundial, com dez títulos e eleito atleta do século XX pela Federação Internacional de Voleibol.
O ex-ponteiro da seleção brasileira Giba, dono de três títulos mundiais, do ouro olímpico de Atenas 2004 e das duas pratas em Olimpíadas também ressaltou a necessidade de contribuir com a situação de emergência no estado gaúcho. “Sabemos muito bem da importância de o esporte também contribuir. E esse jogo tem uma causa solidária e também ressalta os talentos do vôlei aqui do Paraná e de Curitiba”, disse.
Todos unidos
Alison, ex-dupla de Emanuel, com quem conquistou a prata olímpica, em Londres-2012, antes do ouro na Rio-2016, veio do Espírito Santo e trocou a areia pela praia para também contribuir. “Todo mundo se une. Hoje, é o pouquinho que a gente pode fazer e nós, como esportistas, estamos aqui para fazer a nossa parte”, falou.
O evento é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Governo do Estado e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e faz parte da etapa de Curitiba e Região Metropolitana dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) e do Dia Nacional do Desporto Escolar.
“Curitiba aderiu a essa oportunidade de ajudar o Rio Grande do Sul, que tanto está precisando, mostrando que quando o esporte é requisitado, é convocado, ele dá resposta social. Temos de agradecer essa vontade e desprendimento dos atletas olímpicos em contribuir, motivando todo esse público em vir até aqui”, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.
20 anos de dois ouros
A partida também celebrou os 20 anos da segunda medalha de ouro olímpica da seleção masculina de vôlei, em Atenas-2004 e o primeiro ouro olímpico no vôlei de praia masculino, conquistado com a dupla Ricardo e Emanuel.
“O povo brasileiro é muito solidário. E nada melhor do que o esporte incentivar isso cada vez mais. É sempre bom ter o reconhecimento do nosso título e gostamos muito de estar juntos e participar de ações como esta”, disse o ponteiro Dante, atleta da seleção do ouro olímpico em 2004.
Casa cheia
O curitibano mostrou que gosta de vôlei e que é uma diversão em família: pais, mães e filhos foram encheram as arquibancadas. A técnica em Saúde Bucal Eliane Elize Watter, 43 anos, e o marido, Marcos, tiraram os filhos, Morgana e Nicolas, cedinho da cama para assistirem à partida. O curitibinha era o mais animado, já que começou, há pouco, a jogar vôlei. “E também viemos para ajudar. Toca nosso coração ver a situação no Rio Grande do Sul”, disse Eliane.
Jogadores
Disputaram o Desafio Solidário de Voleibol, pela Seleção de Curitiba: Gustavo Volci; Jean Marques; Henrique Moreira; Fabiano da Silva; Milton Caputo Junior; Rodrigo da Rossa; Cleder Vital; Marcos Al-Bdywoi; Rafael Berberi; Alexandre José dos Santos; Carlos Eduardo Nogueira, João Victor Novakowski; Eduardo Lindner e Ricardo Muniz.
Pela seleção das estrelas, jogaram Lukinhas; Tales; Guilherme Kachel; Jean; Clésio Prado; Rhendrick; Rodrião, Dante, Alison, Carlão, Emanuel e Giba.
Também prestigiaram a partida o secretário estadual de Esportes, Helio Wirbiski; o deputado federal Eugenio Rabelo; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antonio Hora Filho, e os presidentes das Federações Estaduais de Desporto Escolar dos 27 estados.
Com o ginásio lotado, foram arrecadados 8 toneladas de alimentos, doados pelo público de 4,5 mil pessoas, destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.